A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) anunciou esta 3.ª feira a atribuição do prémio Mérito Desportivo Alto Prestígio ao antigo presidente do organismo José Manuel Constantino, que morreu em 2024, em gala no dia 26 de maio.

A distinção, a ser atribuída na 28.ª Gala do Desporto, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, reconhece o legado de Constantino, que presidiu à CDP entre 2000 e 2002, num percurso de dirigismo desportivo que teve como ponto máximo os 11 anos à frente do Comité Olímpico de Portugal (COP), entre 2013 e 2024.

Presidiu também ao Instituto do Desporto de Portugal, dirigiu o Centro de Estudos e Formação Desportiva, e dedicou-se a pensar o desporto em Portugal no pós-25 de abril de 1974, um legado que a CDP quer agora recordar, a par do seu "impacto transformador".

Em comunicado, o organismo destaca o antigo dirigente, que morreu em agosto de 2024, no dia do encerramento dos Jogos Olímpicos Paris2024, como "figura maior do desporto nacional", prestando-lhe "merecida homenagem".

Também o Ginásio Clube Português, neste caso pelos 150 anos de existência, em parceria com a Câmara de Lisboa, vai ser homenageado na gala, que entrega seis prémios, relativos à performance desportiva no ano passado.