O empate foi o desfecho final do jogo online entre o Grande Mestre de xadrez norueguês Magnus Carlsen e 143 mil pessoas, promovido pelo site chess.com e hoje concluído.

O invulgar duelo, chamado de Carlsen contra o Mundo, começou a 4 de abril, com a resposta aos lances do norueguês, que foi campeão do mundo entre 2013 e 2023, a ser feita a partir do voto de todos os xadrezistas amadores que integraram o extenso grupo.

Carlsen tinha 24 horas para mover uma peça, com o mesmo tempo a ser dado depois ao Mundo.

«Pouco depois da abertura, tive a sensação de estar um pouco melhor, mas, honestamente, depois não me deram a mínima hipótese», reconheceu o jogador, que possui a pontuação ELO mais elevada na classificação mundial.

O norueguês, de 34 anos, acrescenta que «definitivamente o Mundo jogou xadrez de uma forma muito sólida, desde o início».

Grande mestre aos 13 anos, Carlsen lidera a classificação mundial da modalidade e ganhou cinco campeonatos do mundo. Alcançou a classificação mais alta de sempre no xadrez, ELO de 2.882, em 2014.

Este é o terceiro jogo online contra o Mundo depois do russo Garry Kasparov, em 1999, contra 50 mil pessoas, e do indiano Viswanathan Anand no ano passado, contra 70 mil. Ao contrário de Carlsen, ambos conseguiram a vitória.

No final do ano passado, Magnus Carlsen causou enorme polémica após abandonar os Campeonatos Mundiais de Xadrez Rápido em Nova Iorque, depois de se ter recusado a mudar as calças de ganga que usava para as competições, ignorando o código de conduta da Federação Internacional de Xadrez. Pagou 192 euros de multa, mas recusou mudar de roupa.