
Bernardo Pinheiro foi o representante da seleção nacional amadora de sub-18 com a melhor classificação no German International Boys & Girls, o autêntico Campeonatro Internacional Juvenil da Alemanha, que realizou-se no Golf Club Bad Saarow, perto de Berlim, num campo desenhado pelo antigo n.º1 mundial, Nick Faldo.
O jogador do Oporto Golf Club (Espinho) foi 26.º classificado (empatado), entre 103 jogadores, com 226 (78+71+77), +10.
Na prova feminina, que contou com 86 participantes, Amélia Gabin (Associação da Quinta do Lago) empatou na 28.ª posição com 230 (75+77+78), +11; enquanto Inês Belchior (Terras da Comporta) integrou o grupo das 35.ª classificadas com 232 (78+75+79), +13. Diogo Rocha (Oporto) fechou o pelotão, no 103.º posto, com 259 (82+85+92), + 43.
As duas jogadoras portuguesas competiram na Alemanha poucos dias depois de terem vivido intensas jornadas no Super Bock Ladies Open at Vidago Palace, a estreia de ambas em torneios do Ladies European Tour Access Series, a segunda divisão do golfe profissional português.
E poucos dias antes de Vidago, tinham jogado o Campeonato Nacional de Jovens, onde Inês Belchior revalidou o título de sub-18 e Amélia Gabin foi 2.ª classificada em sub-16.
Como recordou o press officer da FPG, Castro Martins, «há três semanas, no Campionato Internazionali d'Italia, realizado no Royal Park i Roveri, em Turim, Bernardo Costa Pinheiro já tinha sido o melhor português, concluindo a prova transalpina empatado no 22.º lugar».
A melhor classificação de sempre de um português no German International Boys & Girls foi o 2.º lugar de Gonçalo Costa em 2013. Em 2017 Pedro Lencart foi 6.º.
Costa é, hoje em dia, o diretor do Centro Nacional de Formação de Golfe da FPG no Jamor, enquanto Lencart é um dos mais conceituados profissionais portugueses, tendo conquistado por duas vezes o Campeonato Nacional de Profissionais.
A inglesa Charlotte Naughton e o sueco Filip Grave sagraram-se campeões deste Campeonato Internacional Juvenil da Alemanha para sub-18, ambos com 5 pancadas abaixo do Par.