Dois golos de Karim Benzema (24' e 54') e um auto-golo completamente disparatado de Al Baqawi na vitória por 3-0 perante o Al Fahya, orientado pelo treinador português Pedro Emanuel, colocaram o Al Ittihad com o título de campeão saudita na mão e pode festejar o nono campeonato do seu historial já esta segunda-feira, caso o Al Hilal, até há duas semanas dirigido por Jorge Jesus perca diante do Al Orobah, que já esta temporada teve no comando técnico o também luso Álvaro Pacheco.

Este cenário não é muito plausível, tendo em conta que o Al Orobah ocupa o antepenúltimo lugar da milionária liga saudita, mas como os deuses do futebol têm, por vezes, desígnios insondáveis, nunca se sabe... Caso este cenário se verifique, quem ficará em maus lençóis será Pedro Emanuel, que verá a sua equipa ficar em igualdade pontual com o Al Orobah e em zona de despromoção.

Em caso de derrota do Al Hilal, o Al Itthiad ficará com uma vantagem de nove pontos quando faltarão três jornadas para o final da Liga saudita e com supremacia no confronto direto.

Voltando ao encontro, o Al Ittihad entrou a todo gás, tentando chegar à vantagem. N'Golo Kanté acertou no poste ao minuto sete mas os comandados de Laurent Blanc não desarmaram e conseguiram o primeiro golo por Karim Benzema aos 24 minutos, num remate cruzado do francês que contou com prestimosa colaboração do guarda-redes do Al Fahya, Orlando Mosquera.

Sem tirar o pé do acelerador, o Al Ittihad continuou a carregar e dispôs duma belíssima oportunidade por Abdul Al-Oboud, mas um defesa da equipa de Pedro Emanuel impediu o segundo golo. A reação do Al Fahya não se fez esperar mas o uruguaio Renzo López desperdiçou a igualdade, após um bom trabalho e ter ficado cara a cara com Rajkovic.

O português Danilo Pereira não jogou mas Kanté continuou em grande estilo, acompanhado pelo já citado Benzema, que sentenciou a partida aos 54, com um remate chegado ao poste esquerdo. Trabalho feito e bem feito, com o ex-Real Madrid a sair do campo ao minuto 57. Ainda houve tempo para mais um golo, através dum corte que poderia entrar para os anais dos apanhados do ano, com Al Baqawi a tentar cortar a bola e a introduzi-la no ângulo superior esquerdo... da sua baliza.

Quem também fica em perigo tendo em vista o troféu de melhor marcador da Liga saudita é Cristiano Ronaldo, que vai nos 23 golos, enquanto Benzema já vai nos 21.