
Roberto Martínez anuncia esta terça-feira os convocados para a final four da Liga das Nações. Lista pode ter surpresas.
Com a época regular de clubes prestes a terminar avizinha-se a última paragem de seleções da temporada 2024/25. Portugal jogará a conquista da Liga das Nações na Alemanha e Roberto Martínez fará esta terça-feira a convocatória.
Numa lista que se espera sem grandes novidades há, ainda assim, espaço a algumas surpresas e questões. Em baixo, deixamos cinco nomes que nunca somaram qualquer minuto com a camisola de Portugal e que ainda procuram a primeira internacionalização.
Vê AQUI a lista de convocados sugerida pelo Chat GPT.
Geovany Quenda (Sporting)

Geovany Quenda já foi convocado por duas vezes por Roberto Martínez, mas nunca foi lançado pelo selecionador nacional. Já não pode bater o recorde de mais jovem de sempre a jogar com a camisola das quinas, porém poderá voltar a integrar o lote de convocados e ver premiada a boa temporada no Sporting, a primeira de sempre como sénior.
Estatísticas pelo Sporting: 53 jogos, três golos e seis assistências
Eduardo Quaresma (Sporting)

Eduardo Quaresma é o outro jogador que, do plantel dos bicampeões nacionais, mais probabilidade tem de ser lançado pela primeira vez na seleção nacional. A condição física de Tomás Araújo e as temporadas algo oscilantes de António Silva e Renato Veiga aliadas à boa reta final do central em Alvalade – razão principal, naturalmente – são motivos que fazem o central sonhar.
Estatísticas pelo Sporting: 30 jogos, um golo
Rodrigo Mora (FC Porto)

Rodrigo Mora é, de toda a lista, a surpresa com maior probabilidade de confirmação. Foi o principal destaque da segunda volta do FC Porto e pode somar a primeira convocatória, aproveitando o momento menos fulgurante de outros avançados como João Félix ou Diogo Jota. Tal como Geovany Quenda, ainda há um ano estava no Europeu Sub-17.
Estatísticas pelo FC Porto: 37 jogos, 11 golos e quatro assistências
Rodrigo Gomes (Wolverhampton)

Rodrigo Gomes surge na lista pela situação física de Diogo Dalot e João Cancelo, ambos em dúvida, e de Tiago Santos, lesionado de longa duração. A lateral direita não apresenta problemas com soluções em abundância, mas dos nomes “convocáveis”, o ala do Wolverhampton é, a par de Martim Fernandes, um dos que não soma ainda qualquer minuto com a camisola principal.
Estatísticas no Wolverhampton: 25 jogos, três golos.
Florentino Luís (Benfica)

Florentino Luís é uma opção para Roberto Martínez ter em conta para o meio-campo defensivo, especialmente dado o final de época menos produtivo de nomes como Rúben Neves ou João Palhinha. O médio do Benfica ainda é disputado pela seleção angolana, mas prioriza uma chamada à seleção portuguesa, onde fez o percurso formativo.
Estatísticas no Benfica: 42 jogos, dois golos, uma assistência.