
Um homem de 30 anos foi detido no passado dia 16 de maio pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, através do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração (NFTI) de Lisboa, por se encontrar em situação irregular em território nacional e por apresentar um documento de identificação alheio, durante uma ação de fiscalização em Vendas Novas.
O suspeito tentou identificar-se com um passaporte que não lhe pertencia, sendo que a análise documental e cruzamento de dados permitiram concluir que, apesar das semelhanças físicas com o verdadeiro titular, o documento era falso em relação à sua identidade. Em articulação com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi confirmado que o indivíduo não possuía qualquer título ou autorização de residência válidos, encontrando-se em situação ilegal em Portugal.
A operação culminou na detenção do suspeito, apreensão do passaporte e constituição de arguido. Posteriormente, o homem foi encaminhado para o Centro de Instalação Temporária (CIT), no Porto, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.
A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Vendas Novas e insere-se na missão da UCCF de garantir o controlo da permanência e atividades de cidadãos estrangeiros, reforçando o compromisso da GNR com a ordem pública e segurança nacional.