A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 579,3 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) estabilizou nos 1,07, segundo os dados oficiais de hoje.
Os enfermeiros do Hospital Garcia de Orta, em Almada, denunciaram hoje a situação de “exaustão e desmotivação” em que se encontram, face ao aumento do volume de trabalho e ao “não pagamento de 20 mil horas de trabalho extraordinário”.
A Câmara de Lisboa afirmou hoje que já encerrou um dos centros temporários de acolhimento de situação de sem-abrigo com "condições indignas" para os utentes, enquanto no outro continuam duas pessoas que serão realojadas nos próximos dias.
Os dois feridos internados na Unidade de Queimados na sequência do incêndio que deflagrou no Hospital São João, no Porto, encontram-se “estáveis” ainda que com "prognóstico muito reservado", permanecendo os restantes dois a recuperar favoravelmente, adiantou hoje fonte hospitalar.
Foi permitido à banca operar com níveis de liquidez inferiores aos exigidos na pandemia. Medida termina agora e instituições terão de ter a 1 de janeiro um requisito de cobertura acima de 100%.
Mais 8.937 casos de Covid-19, como tinha revelado a ministra da Saúde, e 11 mortos. Incidência continua a subir. Temido diz que país vai chegar a “um recorde de número de casos nos próximos dias”.
Os laboratórios genómicos mundiais detetaram, na última semana, cerca de 14 mil novos casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, quatro vezes mais do que na semana anterior, indica um relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia divulgou hoje um método rápido que desenvolveu para deteção da variante Ómicron do vírus da covid-19 e está disponível para todos os laboratórios que fazem testes PCR.
O Santuário de Fátima anunciou hoje a alteração do programa de celebrações previsto para os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, para fazer face à pandemia de covid-19, cancelando alguns atos previstos.
O secretário-geral do PCP disse hoje que ainda é cedo para avaliar a adequação das medidas anunciadas na terça-feira para mitigar a propagação da pandemia no período natalício, mas pediu apoios para as famílias durante esta altura.
O Conselho Nacional de Ética para a Ciências da Vida (CNECV) alertou hoje para a necessidade de envolver as crianças entre os 5 e os 11 anos no processo de decisão sobre a vacinação contra a covid-19.
O Centro de Vacinação de Coimbra contra a covid-19 vai ser transferido para o Pavilhão 1 do Estádio Universitário, por impossibilidade de se manter no atual espaço municipal, reabrindo na segunda-feira, foi hoje anunciado.
Os Açores têm hoje 67 novos casos de covid-19 e 37 recuperações, contabilizando o arquipélago 479 infeções ativas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico, segundo a Autoridade de Saúde Regional.
O presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto (ABDMP) manifestou hoje “estranheza e alguma revolta” com a forma como o Governo anuncia restrições, sem avançar com apoios ao setor, e admitiu a realização de protestos.
O presidente da PRO.VAR, Daniel Serra, disse hoje à Lusa que várias centenas de restaurantes vão encerrar em protesto no Natal e passagem de ano, e insistiu na reversão das medidas anunciadas pelo Governo na terça-feira.
O Governo da Madeira admite encerrar algumas áreas do Funchal onde se concentram bares e estabelecimentos de diversão noturna caso não sejam cumpridas as regras de contenção da covid-19, como apresentação conjunta de certificado de vacinação e teste negativo.
Os investigadores acreditam que um spray nasal com heparina, uma substância anticoagulante, pode neutralizar a proteína "spike" e fazer com que uma pessoa infetada deixe de ser contagiosa.
O presidente da PRO.VAR, Daniel Serra, disse hoje à Lusa que várias centenas de restaurantes vão encerrar em protesto no Natal e passagem de ano, e insistiu na reversão das medidas anunciadas pelo Governo na terça-feira.