A Xiaomi apresentou finalmente o SUV 100% elétrico YU7, o novo modelo da marca chinesa que anuncia uma autonomia de 835 km.

Depois do sucesso com o SU7, o primeiro modelo da Xiaomi, que já vendeu mais de 250 mil unidades, a marca liderada por Lei Jun, aproveitou para assinalar o 15.º aniversário da marca com a apresentação do novo SUV, que tem por base a plataforma Modena da empresa, e que se apresenta com 4,99 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,60 m de altura, e uma distância entre eixos de 3,00 metros.

A marca chinesa já anunciou que o YU7 estará disponível em nove cores de carroçaria, entre as quais a nova verde-esmeralda e laranja e titânio metálico e será equipado com jantes de 19’’ ou 20’’.

Equipado com um sensor LiDAR montado no tejadilho sugerindo que o modelo 100% oferece sistemas avançados de assistência ao condutor semelhantes aos que são utilizados no sedan, o novo SUV da Xiaomi apresenta-se com puxadores das portas escamoteáveis.

No interior, destaque para acabamentos em couro, com bancos dianteiros em couro Nappa com “gravidade zero”, com inclinação de 123° e funções de massagem em 10 pontos. Já os bancos traseiros contam com ajuste elétrico de 135° e um ecrã sensível ao toque de 6,68’’ que controla o sistema de climatização, bem como o sistema de áudio e a navegação.

No entanto, o grande destaque do habitáculo do novo YU7 é mesmo um head-up display HyperVision com 1,1 metros de largura, composto por três ecrãs Mini LED com uma resolução de 108 PPD ao nível da retina.

Este head-up display integra dados de condução, multimédia, imagens do ângulo morto e widgets personalizáveis. A Xiaomi anunciou ainda que o YU7 está dotado de um “domain controller” 4-em-1 que funde a cabina, a condução assistida, o controlo do veículo e os sistemas de comunicação, que é suportado por um chip Snapdragon 8 Gen 3 para um arranque rápido em 1,35 segundos e atualizações over-the-air em apenas 15 minutos.

Em matéria de motorizações, o SUV elétrico da Xiaomi apresenta-se com três variantes: uma variante equipada com um motor traseiro único, que oferece 315 cv e 528 Nm de binário máximo, com tração traseira, e que promete acelerar de 0 a 100 km/h em 5,88 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h. Esta versão está equipada com uma bateria de LFP de 96,3 kWh de capacidade que promete 835 km de autonomia.

Já a variante YU7 Pro está equipada com dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 490cv e 690 Nm, com tração integral e que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,27 segundos, e uma velocidade máxima de 240 km/h. Os dois motores elétricos da versão Pro são alimentados por uma bateria LFP de 96,3 kWh de capacidade, que anuncia 770 km de autonomia em ciclo CLTc, chinês.

A versão topo de gama é a YU7 Max, está dotada de dois motores elétricos que combinados oferecem 680 cv e 866 Nm de binário máximo, com tração integral e que anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,23 segundos, e uma velocidade máxima de 253 km/h. A bateria NCM com uma capacidade de 101,7 kWh, promete 760 km de autonomia, para a variante topo de gama.

O YU7 conta com uma plataforma de alta tensão de carboneto de silício de 800 V da Xiaomi e utilizam motores V6s Plus, que permite carregamentos rápidos e que segundo a marca podem adicionar até 620 km de autonomia em 15 minutos.

A Xiaomi revelou ainda que espera colocar à venda o novo SUV 100% elétrico YU7, na china, já em julho, com preços que arrancam nos ¥199.000 yuans, ou seja US$ 27.600, cerca de €24.300.