"São 20 anos de Vindouro e, em 15 dias de inscrições abertas para marcar presença no evento, já temos uma participação recorde de produtores de vinho o que é difícil, porque ela acontece na altura de plena vindima, o que dificulta a presença", disse Manuel Cordeiro.

O presidente do Município de São João da Pesqueira explicou à agência Lusa que, no ano em que acontece a 20.ª edição desta festa do vinho do Douro, e o regresso após a pandemia de covid-19, "a ideia é manter o conceito, mas fazer com que cresça mais".

"Apesar de reconhecer que setembro pode dificultar a presença dos produtores, não escondo que o que seria bom era ter sempre entre 70 e 100 produtores de vinho aqui da nossa região do Douro", sublinhou.

Do programa, que acontecerá entre 02 e 04 de setembro, consta a presença do chef Óscar Geadas, detentor de uma Estrela Michelin, "no jantar pombalino que é uma referência na Vindouro e um dos momentos altos" do evento.

"O jantar, com toda a animação e o desfile pombalino é uma das maiores referências do evento, é o que marca a diferença em relação às outras feiras de vinhos. O jantar é na sexta-feira e o desfile acontece no sábado", apontou.

O autarca anunciou ainda que "o famoso leilão do vinho do Porto, outra das referências da Vindouro, também é no sábado e no domingo, e é outro dos momentos altos esperados" para este fim de semana dedicado aos vinhos do Douro.

Com "um investimento muito grande" por parte do Município, "será sempre na ordem dos 350 a 400 mil euros", este ano "há muitos mais parceiros, porque perceberam que era uma feira interessante para o território" da região, referiu Manuel Cordeiro.

"Este ano conseguimos que a CP tenha um comboio específico que sai daqui no sábado mais tarde do que o costume e nós fazemos o transporte para a estação, para quem quiser vir do Porto de comboio para visitar e jantar na Vindouro", realçou.

Manuel Cordeiro explicou que "desta forma é muito fácil as pessoas se deslocarem da cidade do Porto à Vindouro, sem o fazerem no seu automóvel e por um preço de um bilhete normal de comboio".

Este ano, continuou, uma outra "particularidade do evento é que na tenda dos vinhos, que terá mil metros quadrados, só para os vinhos e arte, haverá uma exposição de escultura e outras de Eduardo Tavares".

O autarca disse ainda que o artista, natural de São João da Pesqueira e professor de Belas Artes no Porto, "terá uma série de obras espalhadas na tenda dos vinhos, já que os outros produtos como o azeite, por exemplo, estarão numa tenda diferente".

Os três dias de certame contam ainda com animação noturna no palco e, da agenda, fazem parte também, na sexta-feira, atuações de Tony Carreira, no sábado, Fernando Daniel, e, no domingo e último dia, Bárbara Bandeira.

Manuel Cordeiro adiantou ainda que esta 20.ª edição da Vindouro tem inauguração marcada para o dia 02 de setembro, pelas 17:00, e "a presença confirmada do Presidente da República", Marcelo Rebelo de Sousa.

IYN // JEF

Lusa/Fim