As condecorações, argumenta o Presidente Jorge Carlos Fonseca na publicação oficial, justificam-se pelo facto de a conquista de uma sociedade de homens livres só ser possível graças "ao espírito de entrega e de determinação do heroico e nobre povo das ilhas", que lutou pela independência política e económica, pela instalação da democracia e pela afirmação identitária.

Enquadradas no âmbito das comemorações dos 40 anos da independência, que se celebram no domingo, as condecorações pretendem reconhecer a "inegável e inequívoca" contribuição para a realização da "sociedade sonhada" para Cabo Verde, acrescentou Jorge Carlos Fonseca.

Segundo a lista, que engloba também monsenhor Luís Mariano Montemayor, núncio apostólico da Santa Sé (Primeira Classe da Medalha de Mérito), Carlos Veiga é a única personalidade a ser distinguida com a maior condecoração outorgada pelo Estado de Cabo Verde, ao receber o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral.

O Segundo Grau da Ordem Amílcar Cabral será entregue a duas personalidades cabo-verdianas residentes fora daquele país: Maria Helena Lopes da Silva, médica residente em Portugal, e Raúl Mendes Fernandes Júnior, investigador e sociólogo residente na Guiné-Bissau.

Outros distinguidos, mas com a Primeira Classe da Medalha do Vulcão são o conhecido grupo musical Os Tubarões e o jornal de inspiração cristã Terra Nova.

O académico e diplomata cabo-verdiano Corsino Tolentino é agraciado com a Primeira Classe da Medalha de Mérito.

No total, e além de Carlos Veiga, Maria Helena Lopes da Silva e Raul Fernandes, o presidente cabo-verdiano vai distribuir, por ordem de importância, uma medalha do Primeiro Grau da Ordem do Dragoeiro, sete da Primeira Classe da Medalha do Vulcão, seis da Primeira Classe da Medalha de Mérito e cinco de Segundo Grau da Ordem do Dragoeiro.

Jorge Carlos Fonseca vai atribuir ainda duas medalhas de Segunda Classe da Medalha do Vulcão, quatro da Segunda Classe da Medalha de Mérito, uma de Terceiro Grau da Ordem do Dragoeiro e outra de Terceira Classe da Medalha de Mérito.

JSD // PMC

Lusa/Fim