"Alguns elementos foram recolhidos no âmbito desta operação. Eles serão analisados nos próximos dias e semanas", afirmou num comunicado a procuradoria-geral de Brunswick, acrescentando que "ainda é muito cedo" para determinar se eles estão ligados ao caso.

A polícia portuguesa realizou, na semana passada, a pedido das autoridades alemãs, buscas durante três dias na barragem do Arade para tentar encontrar indícios relacionados com o desaparecimento de Madeleine McCann há 16 anos na praia da Luz, no concelho de Lagos, e encaminhou para a Alemanha o material recolhido.

O local em que decorreram as buscas costumava ser frequentado pelo cidadão alemão Christian Brueckner, suspeito do desaparecimento de 'Maddie'.

O MP alemão, citado pela agência France Presse, referiu ainda que "a investigação conduzida em Brunswick sobre o suspeito de 46 anos provavelmente continuará por muito tempo".

Christian Brueckner está a cumprir pena em Kiel (Alemanha) por outro crime. Foi também acusado em outubro do ano passado pela justiça alemã de três crimes de violação e dois de abusos sexuais de crianças em território português, alegadamente cometidos entre 2000 e 2017.

Embora as acusações contra Brueckner não estejam ligadas ao caso 'Maddie', os investigadores alemães têm vindo, desde 2020, a apontá-lo como o principal suspeito do desaparecimento e alegado homicídio da criança britânica.

O suspeito negou qualquer envolvimento no caso.

A região da barragem do Arade, localizada a cerca de cinquenta quilómetros do local do desaparecimento de 'Maddie', já tinha sido vasculhada em 2008, inclusive por mergulhadores que encontraram apenas restos de animais.

A Polícia Judiciária (PJ) coordenou as buscas que tiveram o envolvimento de outras entidades portuguesas e que foram acompanhadas por autoridades alemãs e inglesas.

FPB // JMR

Lusa/Fim