Segundo uma nota divulgada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, "o Presidente da República e o primeiro-ministro inscreveram-se hoje, no início da reunião semanal no Palácio de Belém, para votar antecipadamente em mobilidade, no próximo dia 02 de junho, nas eleições para o Parlamento Europeu".

A nota é acompanhada de um vídeo que mostra Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro juntos no Palácio de Belém para a reunião semanal e cada um ao computador a aceder ao endereço www.votoantecipado.pt.

O chefe de Estado refere que hoje é "o primeiro dia de inscrição para voto antecipado nas eleições europeias" e pede aos eleitores que se queiram inscrever que "não deixem para amanhã o que podem fazer hoje".

"Estamos aqui o senhor primeiro-ministro e eu, no Palácio de Belém, a mostrar-vos como é fácil fazer isso. Uns podem fazer por telemóvel, é mais rápido", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa, que depois passa a palavra ao primeiro-ministro para que explique como se faz a inscrição pela Internet.

Luís Montenegro diz que "é muito simples", basta o número de identificação civil e a data de nascimento.

"Garanto-vos que em menos de um minuto, de uma forma muito intuitiva, ficam inscritos e recebem a confirmação para poder votar. Façam-no, de dia 26 até 30 e participem nesta importante eleição", apela o primeiro-ministro.

"Não percam a oportunidade, porque deitar fora um voto, e neste caso um voto antecipado, é no fundo, no fundo, deitar fora a democracia", reforça o Presidente da República.

Este vídeo conjunto foi também divulgado pelo primeiro-ministro na sua conta oficial na rede social X, ex-Twitter, numa mensagem com o seguinte texto: "Já me inscrevi para votar antecipadamente nas europeias no próximo domingo, 02 de junho, juntamente com o senhor Presidente da República. Não deixe de exercer o direito de voto. Pode inscrever-se para votar antecipadamente até 30 de maio".

Tanto o Presidente da República como o primeiro-ministro já tinham anunciado que se iriam inscrever para votar antecipadamente nas eleições para o Parlamento Europeu, que estão marcadas para 09 de junho.

O voto antecipado em mobilidade, no domingo 02 de junho, é permitido a todos eleitores recenseados no território nacional, numa mesa de voto à sua escolha. A inscrição pode ser feita entre hoje e quinta-feira.

IEL // JPS

Lusa/Fim