
Uma tese de mestrado, um professor que “fomenta muito a proximidade da universidade às empresas” (Adriano Carvalho), e uma empresa que abriu as portas à curiosidade de quatro estudantes (Luis Simões) foram o pontapé de saída para a Addvolt.
A empresa foi fundada em 2014; seis anos depois Bruno Azevedo, um dos seus fundadores e atual presidente executivo (CEO), estava na lista da Forbes dos 30 jovens talentos europeus, com menos de 30 anos de idade; e, há poucas semanas, foi adquirida pela norte-americana Carrier.
De passagem pela Liga dos Inovadores, gravada ainda antes do anúncio da aquisição, Bruno Azevedo conta a história da inovação da empresa que, hoje em dia, tem já 1200 baterias a circular em 23 países.
Apesar de a empresa que fundou há 11 anos ter passado a ser integralmente detida por norte-americanos, o jovem que cresceu na aldeia de Adães, em Oliveira de Azeméis, que tem na avó, no comendador Antonio Rodrigues (Simoldes) e em Aristides Fernandes, antigo patrão do pai, grandes referências de gestão, vai continuar a ser o seu CEO.
Portugal tem o talento e as condições necessárias para a empresa continuar a ser inovadora e a expandir-se, assegura.
“Costumo dizer que a nossa empresa nasceu de três ingredientes: a ignorância, a coragem e o compromisso”
“Estamos a eliminar 600 litros de diesel por mês, por viatura, 20 toneladas de CO2 por ano, por viatura, e reduzimos também drasticamente o nível de ruido e as necessidades de manutenção em 50%”
“Imaginem o motorista a dormir dentro do camião e o motor a diesel a roncar para refrigerar”
"13% da produção alimentar é desperdiçada durante o transporte, devido à falta de refrigeração. Nós contribuímos para a redução do desperdício"
"O nosso talento está no Porto, e talento atrai talento: temos todas as condições para continuar a inovar em Portugal"
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.