
O prémio, hoje anunciado, foi entregue na sexta-feira à noite na Gala Técnico Alumni, um dos eventos que celebrou o 114.º aniversário da instituição.
"O Técnico foi a instituição que mudou a forma como vejo o mundo e como vejo os outros", referiu António Guterres, citado em comunicado.
Licenciado em engenharia eletrotécnica por esta instituição, Guterres acrescentou que "mais do que nunca, a ciência e a tecnologia são fundamentais na descoberta de soluções para os maiores desafios da humanidade".
O presidente do IST, Rogério Colaço, sublinhou que esta distinção é uma homenagem à carreira de Guterres, mas também dos "valores que inspiram gerações de engenheiros e cientistas: serviço público, solidariedade global e liderança ética".
António Guterres, que foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002, é atualmente o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além de Guterres, que recebeu o prémio Técnico Alumni -- Carreira, também Maria Vilar, fundadora e presidente executiva da Immersiv Studios, foi distinguida com o prémio Jovem Empreendedor, na que foi a primeira edição destes prémios.
JO // JPS
Lusa/Fim