
"Chegámos a acordo, em sede da Comissão Consultiva do Trabalho, sobre as propostas de aumento do salário mínimo", avançou Margarida Talapa, em declarações à emissora pública Rádio Moçambique.
Talapa adiantou que os grupos de trabalhou que discutem as propostas ainda não chegaram a entendimento sobre os ordenados mais baixos que devem vigorar em dois setores de atividade, devendo reunir-se até à próxima semana para debaterem o assunto.
Aquela governante escusou-se a indicar os valores dos incrementos do salário mínimo já consensualizadas pelos parceiros sociais, assinalando que as propostas ainda serão submetidas ao Conselho de Ministros, que é o órgão com competência para aprovar os novos vencimentos.
O aumento de salários mínimos a vigorar em Moçambique foi congelado em 2020, devido ao impacto da pandemia de covid-19 no país, que provocou uma estagnação no crescimento na maioria dos setores empresas, mas de forma mais aguda na restauração.
O último reajuste de salários mínimos em Moçambique foi feito em 2019 com aumentos que variaram de 5% a 12%.
Os salários mínimos são tabelados em função de cada setor de atividade.
O mínimo mais baixo de 4.390 meticais (60 euros) corresponde ao setor de agricultura, pecuária, caça e silvicultura, enquanto o mínimo mais alto de 12.760,18 meticais (172 euros) cabe aos serviços financeiros, seguradoras e bancos.
PMA // PJA
Lusa/Fim