O Teatro Municipal Baltazar Dias acolheu, esta manhã, a abertura do ciclo de debates do Encontro Semeadores, evento promovido pela Câmara Municipal do Funchal, com financiamento da Direcção-Geral das Artes, no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

Funchal arranca com ciclo de debates do Encontro Semeadores
Funchal arranca com ciclo de debates do Encontro Semeadores dnoticias.pt

Sob o tema 'O papel de museus e instituições na (re)criação de dinâmicas identitárias', o primeiro debate reuniu agentes culturais de diferentes regiões ultraperiféricas - da Madeira aos Açores e Canárias - numa conversa inspiradora sobre práticas artísticas a partir da periferia. A sessão contou com a participação de Ana Salgueiro, Ana Nolasco, João Paulo Constância, Nestor Morales e Sofia Carolina Botelho, com moderação de Martinho Mendes.

O Encontro Semeadores decorre até sábado com uma programação vasta e gratuita que inclui oficinas artísticas, exposições, visitas de reconhecimento do território, encontros paralelos e momentos de celebração cultural, promovendo redes de colaboração e uma reflexão crítica sobre criação artística situada, acessibilidade e participação cidadã.

Todas as actividades são gratuitas, mediante inscrição em: cultura.funchal.pt/semeadores.

O projecto Semeadores é coordenado pela Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Cultura, com articulação entre o Museu Henrique e Francisco Franco, a Capela da Boa Viagem, o Mira Forum (Porto), o Museu Côa Parque (Guarda) e o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (Açores).