Fernando Araújo avançou esta sexta-feira que vai abdicar do cargo de deputado na Assembleia da República, pelo Partido Socialista, e que irá manter funções no Hospital de São João, no Porto.

Num comunicado divulgado aos jornalistas, o médico agradeceu a confiança de Pedro Nuno Santos e do PS, bem como o empenho de toda a equipa de campanha. No entanto, após uma “reflexão cuidada e uma ponderação pessoal”, decidiu manter-se como médico e professor universitário na ULS São João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

“Entendi que a melhor forma de continuar a defender o Serviço Nacional de Saúde seria manter-me na ULS São João”, explicou, reafirmando o seu compromisso com um SNS acessível, universal e centrado nas necessidades clínicas dos cidadãos.

Araújo sublinhou ainda o orgulho em ter participado na campanha eleitoral e garantiu que o distrito do Porto continuará bem representado no Parlamento. Reforçou a sua convicção de que pode ser mais útil ao país no terreno, contribuindo diretamente para um SNS com “os melhores profissionais de saúde, motivados e com um projeto de vida”.