
A Mercedes-Benz conta com uma parceria com a chinesa Farasis Energy, uma fabricante de células de bateria, desde 2020, para o desenvolvimento de baterias de estado sólido.
Agora a empresa chinesa anunciou que o desenvolvimento da bateria de estado sólido entrou na fase piloto de produção e entrega. Segundo avança a publicação chinesa “IT-Home”, a Farasis Energy espera concluir a construção de uma linha de produção piloto com capacidade projetada de 0,2 GWh para baterias de estado sólido à base de sulfeto até o final de 2025.
Como parte desse plano, a Farasis pretende entregar amostras de baterias de estado sólido de sulfeto de 60 Ah a clientes parceiros estratégicos.
De acordo com a empresa, para além dos seus parceiros atuais, outros construtores de automóveis elétricos demonstraram o seu interesse nas baterias de estado sólido da Farasis Energy, e a empresa prevê por isso expandir as entregas de amostras para outros clientes. Com base no feedback do mercado e no planeamento interno, a Farasis espera escalar sua produção de baterias de estado sólido para níveis de gigawatt-hora (GWh) em 2026.
A Farasis afirmou anteriormente que suas baterias de estado sólido à base de sulfeto utilizam cátodos de alto teor de níquel emparelhados com ânodos metálicos de alto teor de silício ou lítio, visando uma densidade de energia superior a 400 Wh/kg. As células já passaram por testes em condições reais e, segundo informações reveladas, apresentam desempenho de ciclo estável.
Recorde-se que a Mercedes-Benz pretende iniciar a produção de baterias de estado sólido antes do final da década.