O projeto para verificar a viabilidade de extração de resina em Oleiros está a ser desenvolvido desde abril, por um consórcio constituído por 37 entidades, liderado pelo Forestwise -- Laboratório Colaborativo para Gesta~o Integrada da Floresta e do Fogo.

"Os resultados da primeira fase de testes para auferir a viabilidade da extração da resina numa parcela de pinhal na Isna, concelho de Oleiros, ultrapassaram todas as expectativas", informou, em comunicado, a Câmara Municipal.

A primeira avaliação sobre a quantidade de resina obtida na campanha que se iniciou em abril e terminou no início de novembro indica que a resina extraída de forma tradicional em cada um dos 60 pinheiros-bravos "ultrapassou o valor da média nacional de produção que se situa em cerca de um quilo e meio por bica, no primeiro ano de exploração".

Citado no documento, o presidente da Resipinus - Associação de Destiladores e Exploradores de Resina e responsável pela Raízes In, entidade parceira neste projeto de investigação, referiu que na Isna "foram retirados os sacos e pesada a resina, tendo cada pinheiro originado valores que rondam dois quilos desta matéria".

"Temos a estimativa de que numa segunda campanha aumente a produção entre 30 a 40 por cento. Assim, é de esperar que os valores obtidos na Isna sejam ainda mais satisfatórios no próximo ano", salientou Marco Ribeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, não se mostrou surpreendido pelos resultados obtidos: "Temos a plena consciência do potencial desta mancha de pinheiros-bravos e o que ela pode representar, em rendimento, para os proprietários".

"Será um grande desafio e uma oportunidade para muitos proprietários que a floresta volte a gerar rendimento para se tornar sustentável", frisou o autarca.

Este projeto de ensaios integra o RN21 -- Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional e tem um financiamento de 26,6 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A entidade responsável pelo desenvolvimento dos ensaios é a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em conjunto com a empresa Raízes In.

O projeto, seguido por um engenheiro florestal e dois resineiros da freguesia da Isna, visa aperfeiçoar também as técnicas de exploração de resina.

Na segunda campanha que se irá iniciar em março de 2024 vai ser dada continuidade à extração de resina em modo tradicional nos mesmos 60 pinheiros.

A par de Oleiros, estão a decorrer ensaios em parcelas de pinhal em Vila Pouca de Aguiar, Nazaré, Cantanhede e Amareleja.

CCC // SSS

Lusa/Fim