
Na apresentação do orçamento da autarquia lisboeta (liderada pelo PS) para o próximo ano, a decorrer nos Paços do Concelho, o também vereador das Finanças destacou que, em 2021, devido à pandemia de covid-19, prevê-se uma "baixa de receita e aumento da despesa".
Notando que o orçamento municipal para 2021 se caracteriza "inevitavelmente" pela situação de pandemia de covid-19, João Paulo Saraiva salientou que a autarquia pretende continuar "a proteger todos aqueles que mais necessitam e, ao mesmo tempo, manter os níveis de investimento", que permitirão "diminuir o impacto do desemprego na cidade e, por outro lado, preparar a cidade para aquilo que são os desenvolvimentos futuros, de voltar ao crescimento, de voltar a uma cidade vibrante e excelentemente cotada no panorama internacional".
A câmara espera obter no próximo ano uma receita total (corrente e de capital) de 900 milhões de euros, menos 48,1 milhões (5,1%) em relação a 2020, ano em que a receita estimada era de 948, 1 milhões de euros, indica a informação apresentada pela autarquia.
Por outro lado, o município estima uma despesa corrente de 549,4 milhões de euros para 2021, menos 60 milhões de euros em relação a 2020, e uma despesa de capital de 350,6 milhões de euros, mais 11,9 milhões de euros em relação a este ano.
TYS/VAM // MCL
Lusa/Fim