Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 545 amostras desde terça-feira e 72 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, principal foco da pandemia em Cabo Verde.

Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (14), Ribeira Grande (08), São Lourenço de Órgãos (06), São Domingos (04), Tarrafal (04), Santa Cruz (03) e São Miguel (02).

No concelho de São Miguel registou-se também a 60.ª vítima mortal em Cabo Verde por covid-19 no espaço de seis meses, segundo a informação de hoje do Ministério de Saúde.

Foram ainda diagnosticados desde terça-feira novos casos positivos da doença nas ilhas do Sal (08), Santo Antão (02) e São Vicente (01).

Nas últimas 24 horas foram também dados como recuperados da doença 49 casos, em todo o arquipélago.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 6.024 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19 no arquipélago, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas e 19 dos 22 municípios do país, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago passa a contar com 685 casos ativos da doença e 5.277 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem, além de 60 óbitos por complicações associadas ao novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PVJ // LFS

Lusa/Fim

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.