De um total de 778 amostras analisadas, o ministério cabo-verdiano adiantou em comunicado que há mais 50 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, dando uma taxa de positividade de 6,4%.

Na ilha de Santiago, há mais 21 novos infetados, sendo 13 na Praia, quatro em Santa Catarina, três em Sã Miguel e um em Tarrafal.

Os restantes 29 foram reportados em São Vicente (15), Ribeira Grande de Santo Antão (sete), Ribeira Brava de São Nicolau (dois), Paul em Santo Antão (dois), São Filipe no Fogo, Porto Novo em Santo Antão e Tarrafal de São Nicolau com um cada.

Nas últimas 24 horas, mais uma pessoa morreu em São Miguel por causa da doença, elevando para 333 o acumulado de óbitos associados à covid-19 em Cabo Verde.

Desde quarta-feira, 96 pessoas tiveram alta, passando o país a ter um total de 36.219 casos considerados recuperados da infeção respiratória.

Com os novos dados, Cabo Verde chegou a um total de 37.290 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, dos quais há ainda a contabilizar 714 casos ativos.

A covid-19 provocou pelo menos 4.715.909 mortes em todo o mundo, entre mais de 230 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

RIPE // LFS

Lusa/Fim