"É concedida tolerância de ponto, em todo o território nacional, aos funcionários e agentes do Estado, dos institutos públicos e das autarquias locais nos próximos dias 24 de dezembro de 2020, durante todo o dia, e 31 de dezembro de 2020, a partir de 12:00", lê-se na resolução do Conselho de Ministros, a que a Lusa teve hoje acesso.

Segundo o Governo cabo-verdiano, o Natal e o fim de ano "são festas enraizadas na cultura cabo-verdiana", explicando que a prática tem sido seguida ao longo dos anos durante este período na Administração Pública.

Mas não são abrangidos por esta tolerância de ponto as Forças Armadas, a Polícia Nacional, a Polícia Judiciária, os estabelecimentos de saúde, agentes prisionais e vigilantes, bem como serviços "que laborem em regime ininterrupto e cuja presença dos funcionários se torne imperiosa", pelo que continuam a praticar os mesmos horários de serviço neste período.

Este ano, o Natal e fim de ano em Cabo Verde são condicionados pela pandemia de covid-19, com várias medidas restritivas para conter a propagação da doença pelo país.

Segundo anunciou há uma semana o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, as reuniões de Natal são limitadas a 15 pessoas, apenas da mesma família, e as festas públicas de passagem de ano estão proibidas.

Cabo Verde tinha até segunda-feira um acumulado de 11.600 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus desde 19 de março, dos quais 111 óbitos, 11.270 recuperados e tinha 213 casos ativos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

RIPE // VM

Lusa/Fim