Em comunicado de imprensa, o ministério cabo-verdiano informou que do total de 1.118 resultados recebidos dos laboratórios do país, somam-se 54 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 4,8%.

Na ilha de Santiago, há registou de mais 26 novos infetados, distribuídos pelos concelhos da Praia (nove), Ribeira Grande e São Miguel (cinco cada), Santa Catarina (quatro), São Salvador do Mundo (dois) e São Lourenço dos Órgãos (um).

Os outros casos foram diagnosticados em Ribeira Brava de São Nicolau (12), Maio (nove), Sal (três) e um cada em Ribeira Grande e Porto Novo (Santo Antão), Tarrafal de São Nicolau e Boa Vista.

Nas últimas 24 horas, mais uma pessoa morreu por complicações associadas à covid-19, na cidade da Praia, elevando para 323 o total de óbitos provocados pela doença.

Em sentido contrário, mais 102 pessoas receberam alta desde segunda-feira, num total agora de 35.419 casos recuperados da infeção.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde já registou um total de 36.694 casos positivos acumulados, dos quais há ainda a contabilizar 928 casos ativos, bem como 15 óbitos por outras causas e 9 transferidos.

A covid-19 provocou pelo menos 4.636.530 mortes em todo o mundo, entre mais de 225,18 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

RIPE // LFS

Lusa/Fim