Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, a partir das 00:00 de sexta-feira os distritos de Beja e Portalegre, além de Évora, desde as 06:00 de sexta-feira, situação que se prevê até às 18:00 de sábado, com persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
Com aviso amarelo, menos grave, vão estar a partir das 06:00 de quinta-feira os distritos de Évora, Beja, Portalegre (até às 00:00 de sexta-feira), Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, e Braga (até às 21:00 de sexta-feira), bem como Faro e Castelo Branco, debaixo do aviso até às 18:00 de sábado.
O distrito de Bragança estará sob aviso amarelo de tempo quente das 06:00 de sexta-feira às 18:00 de sábado, também com previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O aviso vermelho é o mais elevado na escala utilizada pelo IPMA e representa uma situação meteorológica de risco extremo, enquanto o laranja, o segundo mais grave, é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e o amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
LFS // VAM
Lusa/Fim