Todas as notícias em primeira mão
Todas as notícias em primeira mão
Todas as notícias em primeira mão

Vila Real de Santo António

De Cuba a Monte Gordo: Luís Gomes correu mundo

Este artigo tem mais de 2 anos
Vila Real de Santo António
Luís Gomes

Luís Gomes

PPD/PSD

• Herda a polémica da Operação Triângulo

Após a detenção de Conceição Cabrita, a ex-presidente da Câmara do PSD, por corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder. Em causa está um negócio imobiliário em Monte Gordo. O cargo foi assumido por Luís Romão, elo vice-presidente do PSD. Já antes da detenção, a autarca em causa tinha revelado que não pretendia recandidatar-se ao cargo. Conceição Cabrita foi ex-vereadora e vice-presidente da autarquia no terceiro mandato de Luís Gomes.

• O mail da Câmara e a comunicação do partido

Em 2009, Luís Gomes, na altura presidente do município, foi eleito presidente da concelhia do PSD de Vila Real de Santo António. A polémica instalou-se porque a comunicação foi feita através dos meios municipais. O conteúdo e o logotipo do email diziam respeito ao partido mas o meio usado para esta comunicação foi o gabinete de impressa da Câmara da qual é responsável. A oposição intitulou esta situação “gravíssima do ponto de vista institucional” e de “abuso de poder”.

. Do Algarve para Cuba tratar cataratas

Face à demora na resposta do SNS, o autarca ficou conhecido por celebrar um protocolo com os Serviços Médicos Cubanos para levar os seus munícipes a serem operados às cataratas naquele país. Muito se questionou sobre a legalidade do financiamento destas despesas por não terem obedecido a concurso público. O Tribunal de Contas diz que as despesas foram ilegais. Luís Gomes contradiz os valores e nega qualquer ilegalidade. No total, foram tratadas em Cuba 300 pessoas do concelho. Luís Gomes afirma que foi “um atitude solidária com as pessoas”. O agora candidato foi condecorado com a Medalhe de Amizade do Conselho de Estado cubano.

Luís Gomes recandidata-se à Câmara de Vila Real de Santo António, logo depois da detenção de Conceição Cabrita, a ex-presidente da autarquia, acusada de abuso de poder. A autarca detida foi vice-presidente de Luís Gomes, um histórico neste município algarvio, onde foi presidente durante três mandatos, de 2005 a 2017.

Veja mais sobre