A app da Proteção Civil é uma ferramenta essencial para que a população consiga ver as informações em qualquer emergência, mas está fora de serviço, em plena época de incêndios florestais.

A informação é avançada esta terça-feira pela TSF. Questionada, a Proteção Civil esclareceu que tem em curso um projeto, no valor de 100 mil euros, para uma nova aplicação, e confirmou que o sistema está indisponível “por motivos técnicos”, sem acrescentar mais detalhes.

Vários concelhos em perigo máximo de incêndio

O IPMA colocou esta terça-feira 19 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Santarém, Portalegre e Castelo Branco em perigo máximo de incêndio rural. Isto numa semana em que os termómetros vão ultrapassar os 40ºC em algumas regiões do país.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio rural vai começar a aumentar ao longo da semana e pelo menos até ao início da próxima semana.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.