Hoje, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, a vila de Rabo de Peixe, que se encontra parcialmente sob cerca sanitária, volta a ter registo de casos, tendo sido detetados nas últimas 24 horas cinco novos doentes.

O outro caso registado na ilha de São Miguel foi detetado na Conceição, também no concelho da Ribeira Grande, avança ainda o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana, acrescentando que todos os novos casos foram diagnosticados "em contexto de transmissão comunitária".

Hoje os Açores não registaram recuperações, mas o arquipélago continua sem doentes internados nos três hospitais, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

Há agora na região 943 pessoas em vigilância ativa e persiste a cadeia de transmissão local no Pico.

Os Açores contam atualmente com 89 casos positivos ativos, sendo 78 em São Miguel, nove no Pico e dois na Terceira.

Desde o início da pandemia foram detetados no arquipélago 3.929 casos positivos, recuperaram da doença 3.704 pessoas e 29 morreram.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.588.597 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

APE // ROC

Lusa/fim