Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, nas últimas 24 horas, foram diagnosticados 17 novos casos de infeção, dos quais oito em São Miguel, sete no Faial e dois na Terceira, "resultantes de 989 análises realizadas em laboratórios de referência" na região.

Em São Miguel, um caso é "referente a um viajante, não residente," e os restantes "correspondem a transmissão comunitária".

Já no Faial há dois casos "cuja origem está por aferir" e um caso "deu origem a uma nova cadeia de transmissão local primária, à qual se juntam os restantes quatro casos".

Na ilha Terceira, foi diagnosticado um caso "referente a um viajante, não residente", e "outro caso positivo identificado originou uma nova cadeia de transmissão local primária".

A Autoridade de Saúde Regional adianta ainda que "um caso identificado em São Miguel, no concelho de Ponta Delgada, reportado no comunicado do dia 15 de setembro, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo".

Desde quinta-feira que os Açores têm seis doentes internados com covid-19: cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um dos quais em cuidados intensivos) e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Já o número de cadeias de transmissão ativas aumentou de oito para nove, sendo agora seis na Terceira, uma no Pico, uma partilhada entre o Pico e a Terceira e uma no Faial (com exceção de São Miguel, onde está declarada transmissão comunitária).

Estão agora em vigilância ativa 141 pessoas, mais sete do que na sexta-feira.

O boletim diário da Autoridade de Saúde Regional reporta ainda 10 recuperações: quatro no Pico, três no Faial, duas em São Miguel e uma na Terceira.

Os Açores têm atualmente 103 casos ativos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19, dos quais 67 em São Miguel, 24 na Terceira, sete no Faial e cinco no Pico.

Desde o início da pandemia, foram diagnosticados na região 8.862 casos de infeção, tendo ocorrido 8.543 recuperações e 42 mortes. Saíram do arquipélago sem terem sido dadas como curadas 94 pessoas e 80 apresentaram comprovativo de cura anterior.

Até dia 06 de setembro, tinham vacinação completa contra a covid-19 nos Açores 177.122 pessoas, correspondentes a 74,8% da população do arquipélago.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 provocou pelo menos 4.667.150 mortes em todo o mundo, entre mais de 226,96 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.895 pessoas e foram contabilizados 1.007.911 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

CYB // PJA

Lusa/fim

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.