Sabia que sem apoios sociais, mais de 60% das pessoas com deficiência em Portugal estariam em risco de pobreza? O alerta é do mais recente relatório do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH/ISCSP-ULisboa), com base em dados de 2023, que sublinha a urgência de investir em respostas que promovam a inclusão, a autonomia e a igualdade de oportunidades para estas pessoas.

Conscientes deste desafio social, o BPI e a Fundação ”la Caixa” voltam a reforçar o seu compromisso com a melhoria das condições de vida de quem encontra barreiras à sua independência e desenvolvimento pessoal, profissional e social através de mais um Prémio Capacitar. A 16.ª edição, agora lançada, conta com uma dotação de 1,1 milhões de euros para financiar projetos dirigidos a pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como às suas famílias. A prioridade vai para iniciativas que fomentem o bem-estar, a empregabilidade e a capacitação para uma vida mais autónoma, com atenção especial à inclusão de mulheres, frequentemente mais expostas a contextos de vulnerabilidade.

As propostas devem enquadrar-se nas áreas prioritárias do prémio, centradas no desenvolvimento pessoal, na inclusão social, na capacitação profissional e no apoio integral ao longo do ciclo de vida. Podem ainda incorporar diferentes abordagens de intervenção social, que vão da promoção da saúde e da acessibilidade à criação de redes de apoio, passando pelo acesso à habitação com acompanhamento, formação e integração no mercado de trabalho ou apoio psicológico e sociossanitário.

Se integra ou gere uma instituição privada sem fins lucrativos que atua nas áreas da educação inclusiva, apoio psicossocial, qualificação profissional ou soluções de vida independente, esta oportunidade é para si. As candidaturas ao Prémio Capacitar estão abertas até 16 de junho. Para facilitar o processo às entidades interessadas, realiza-se, no próximo dia 20 de maio, uma sessão de esclarecimento online. Inscreva-se!

Em 2024, o Prémio Capacitar financiou 28 projetos, que estão a beneficiar cerca de 2700 pessoas. Entre eles estão negócios sociais, centros de apoio psicossocial, casas de autonomia, serviços de apoio domiciliário integrado e atividades culturais, desportivas e de desenvolvimento pessoal.

Desde a sua criação, em 2010, já foram distinguidos 335 projetos ao abrigo deste prémio, num investimento acumulado de cerca de 10,9 milhões de euros, com impacto direto em cerca de 52 mil pessoas. Cada um desses projetos recebeu, em média, cerca de 33 mil euros.

Mais de 37 milhões de euros atribuídos globalmente desde 2010

O Prémio Capacitar integra os Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, um programa global de apoio à inclusão social que, só em 2025, destina 5 milhões de euros a iniciativas nas áreas de Infância, Solidário, Seniores e Capacitar. No total das 45 edições realizadas desde 2010, foram atribuídos aproximadamente 37,3 milhões de euros a 1168 projetos, beneficiando mais de 231 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção dos projetos vencedores realiza-se em três fases: uma primeira de avaliação técnica, uma segunda de análise por um grupo de mais de 20 avaliadores voluntários do BPI, e uma terceira para a decisão final por parte de um júri presidido pelo sociólogo António Barreto.

Para mais informações consulte o regulamento ou os sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.