A terceira Conferência do Oceano das Nações Unidas (UNOC3), que começa na segunda-feira em Nice (França) quer acelerar o objetivo de ter 30% do Oceano protegido até 2030, mas cinco anos antes dessa meta ainda só estão protegidos 8,3%.
A terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3), que começa na segunda-feira, é considerada pela ONU como “um momento crucial” para mostrar a necessidade de mais ação para conservar o sistema oceânico, que está em risco.
Uma equipa de investigadores documentou a diversidade de espécies de aves numa região da Amazónia pouco explorada e a riqueza cultural indígena que está associada a essa grande biodiversidade.
Cientistas de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Senegal juntam-se para proteger a felosa-aquática (Acrocephalus paludícola) e os seus habitats, no projeto LIFE AWOM.
Tal como a maioria dos animais selvagens, os cães selvagens africanos evitam aproximar-se das pessoas, mas quando lhes é dada a escolha entre estar perto das pessoas ou perto dos leões, parece que nós, humanos, afinal não somos assim tão maus.
A GS1 Portugal lançou ontem, Dia Mundial do Ambiente, um novo serviço dedicado à eficiência energética, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade. Para além de identificar o prestador de serviço de energia elétrica mais custo-eficiente, esta solução permite mapear a eficiência energética d
Considerados incomodativos por muitos e como veículos de doenças por outros, os mosquitos são, ainda assim, animais com capacidades que se um humano as tivesse seria considerado um super-herói.
Os hotéis do Grupo Vila Galé, uma das principais cadeias hoteleiras do país, vão ser fornecidos com biometano (gás natural renovável) pela Goldenergy, permitindo assim a utilização deste gás sustentável, que substitui o gás natural, adotando o Grupo Vila Galé o recurso a uma energia que contribui pa
Cientistas acreditam que as fêmeas da bichas-cadelas usam os seus apêndices em forma de pinça para competir com outras fêmeas por parceiros sexuais, da mesma forma que fazem os machos.
A caça furtiva de rinocerontes diminuiu 78% entre 2017 e 2023 nas oito reservas da região sul-africana do Grande Kruger graças à estratégia de retirar os cornos dos animais para dissuadir os caçadores, revelou um estudo.
A Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra promovem uma nova edição do SintrAmbiente – Feira do Ambiente e Sustentabilidade, que terá lugar na Quinta da Ribafria, entre os dias 11 e 15 de junho, com entrada gratuita.
Um mapeamento dos movimentos da megafauna marinha, que seguiu mais de 12.000 animais, está a ajudar a identificar os locais onde animais como baleias, tubarões ou tartarugas precisam de maior proteção.
De acordo com investigadores australianos que instalaram armadilhas fotográficas, as catatuas-de-crista-amarela (Cacatua galerita) da zona ocidental de Sydney aprenderam a usar fontes de água com manípulo rotativo para beber.
Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com menos emissões de gases com efeito de estufa, segundo um retrato estatístico publicado hoje que aponta, por outro lado, os níveis elevados de emissões de partículas finas.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje que o tempo das intenções expirou e que o novo Governo de Luís Montenegro tem de executar, sem demoras.
O projeto internacional BluWine junta instituições de oito países para impulsionar a inovação sustentável na produção de vinho, desde a vinha, vinificação, adega ao tratamento dos resíduos, anunciou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
No ano passado, a temperatura à superfície das águas do sudoeste do Oceano Pacífico foi a mais alta alguma vez registada, cerca de 0,48 graus Celsius acima da média de 1991 a 2020, fruto de ondas de calor marinhas “sem precedentes”, revela a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A concentração de pólen na atmosfera vai manter-se elevada no continente durante a próxima semana e com um valor baixo nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, segundo o Boletim Polínico hoje divulgado.
A Guiné-Bissau gera anualmente 409 toneladas de lixo plástico que acaba no mar mesmo com a lei que proíbe a produção e comercialização de sacos de plástico, segundo o Governo guineense e as Nações Unidas.
De acordo com investigadores internacionais, a gravidade das secas a nível mundial aumentou em média 40% desde 1981, provavelmente devido a um fator denominado procura evaporativa atmosférica.
O Governo da região semiautónoma chinesa de Macau anunciou hoje que o ano de 2024 voltou a atingir um recorde máximo de temperatura na cidade, que também registou um aumento nos tufões e na precipitação.