Houve mais carregamentos, mais energia consumida e maior número de utilizadores da rede pública de carregamento para veículos elétricos. Infraestrutura também cresceu, disponibilizando, a 30 de junho, mais de 11.900 pontos de carregamento em todo o país.
A caça furtiva e o conflito homem-elefante em Angola continuam evidentes, com o registo, nos últimos seis anos, da morte dez pessoas e 16 desses mamíferos.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) está a intensificar a ação contra o calor extremo para proteger vidas daquilo que é amplamente descrito como um assassino silencioso, através do sistema de alerta rápido para todos.
A TotalEnergies concluiu a venda de 50% de um portefólio de ativos renováveis em Portugal, composto por centrais eólicas, solares e hidroelétricas, a um consórcio japonês, por 178,5 milhões de euros.
Mais de 90% dos consumidores confiam na informação online para tomar decisões de aquisição, mas informações disponíveis, por exemplo, em QR Codes é subutilizada.
A Universidade dos Açores está a desenvolver um projeto de produção de biocarvão com origem em espécies invasoras, como conteira, criptoméria e algas, para sequestrar carbono e mitigar as alterações climáticas.
No dia 22 de julho de 2025, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a RARE FOOD FAIR - Feira de Alimentos Raros, o evento final de um projeto europeu coordenado em Portugal por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Com entr
A Comissão Europeia considerou ontem que a colocação em órbita de um satélite de monitorização da qualidade do ar é um grande avanço científico europeu que, uma vez operacional, fornecerá dados horários vitais sobre a composição atmosférica.
Nos últimos dois anos registaram-se as secas mais intensas, danosas e abrangentes desde que há registo, revela relatório das Nações Unidas divulgado esta quarta-feira.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) lideram um projeto internacional para desenvolver soluções inovadoras de prevenção e deteção precoce de cianobactérias nas águas interiores de Portugal, França e Espanha.
A Galp instalou uma central fotovoltaica inovadora em modo piloto na cobertura da sede da Administração do Porto de Lisboa, junto à Gare Marítima de Alcântara, recorrendo a painéis solares flexíveis que se adaptam à cobertura metálica existente, que dificultava a aplicação dos painéis fotovoltaicos
O Ministério da Agricultura e Mar garantiu ontem que está a preparar soluções estruturais para "assegurar a sustentabilidade económica, social e ambiental" da Região Demarcada do Douro (RDD), que serão dirigidas "sobretudo aos pequenos produtores".
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) detetou nos areais da zona do Seixal detritos resultantes de um derrame de combustível, tendo restringido o acesso da população às zonas onde seja visível o poluente na água ou na areia.
Ao largo da costa sudoeste de Inglaterra, documentaristas e biólogos descobriram um recife de gorgónias-rosa (Eunicella verrucosa) até então desconhecido.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) iniciou ontem uma ação de fiscalização aos acessos às praias na faixa costeira entre Troia e Melides, no concelho de Grândola, ordenada pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Centenas de organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD) presentes na conferência da ONU de Sevilha dizem sair do encontro "extremamente dececionadas" e falam de boicote dos países ricos a medidas eficazes para aliviar dívidas soberanas dos mais pobres.
Mais de 50 governos apoiam propostas para reforçar a proteção de espécies ameaçadas de tubarões e raias ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES).
O Barómetro de 2025 mostra grandes tendências: eletrificação mais pragmática, fomento a uma condução mais responsável e posicionamento dos colaboradores no centro da mobilidade.
Entre 2014 e 2023, a absorção média anual de carbono pelos solos e florestas na Europa caiu 30% face aos valores da década anterior, revela análise da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
O Papa Leão XIV denunciou hoje que a natureza seja usada para “obter vantagens económicas ou políticas” em negócios que devastam a Terra e apelou para que se enfrente a crise climática.
A associação ambientalista Zero exigiu hoje a imposição urgente da proibição total de voos entre as 01:00 e as 05:00 no aeroporto de Lisboa e a fiscalização e aplicação de sanções em caso de incumprimento da legislação.
O ministro das Infraestruturas e Habitação recordou hoje que a decisão de impedir voos noturnos no aeroporto de Lisboa “está tomada”, mas reconheceu que “demora tempo a ser implementada”.