
O Tribeca Festival Lisboa anunciou esta terça-feira o primeiro lote de filmes que integrarão a sua programação em 2025. A segunda edição do certame terá lugar entre 30 de outubro e 1 de novembro, na Unicorn Factory Lisboa, e promete reunir estreias internacionais e produções portuguesas inéditas.
Entre os títulos já confirmados, destaca-se “Bugonia”, a mais recente longa-metragem de Yorgos Lanthimos, protagonizada por Emma Stone, Jesse Plemons e Alicia Silverstone. O realizador grego regressa assim a Lisboa depois do sucesso de filmes anteriores exibidos noutros festivais internacionais.
Na seleção internacional marcam também presença “Charliebird”, vencedor do Tribeca em Nova Iorque e realizado por Libby Ewing, o documentário “Are We Good?”, de Steven Feinartz com Marc Maron, e “The Best You Can”, comédia dramática de Michael J. Weithorn que reúne no ecrã Kevin Bacon e Kyra Sedgwick, duas décadas depois da última colaboração conjunta.
Estes títulos juntam-se a “Honeyjoon”, de Lilian T. Mehrel, que teve estreia mundial no Tribeca Festival original, em Nova Iorque, e que agora será apresentado pela primeira vez na Europa. A longa-metragem, produzida por Andreia Nunes, venceu o prémio AT&T Untold Stories no ano passado e será apresentada em Lisboa. Do elenco fazem parte nomes como José Condessa, Ayden Mayeri e Amira Casar, além de António Maria, Tiago Sarmento, Teresa Faria e Tomás Furtado de Melo.
O cinema português terá igualmente destaque no Tribeca Festival Lisboa. Até ao momento, estão confirmadas estreias e antestreias nacionais de títulos como “Match", de Duarte Neves, que acompanha um ator em declínio em busca de novas conexões através de aplicações de encontros, “A Memória do Cheiro das Coisas”, de António Ferreira, com interpretações de José Martins e Mina Andala, e “Além do Horizonte — A Travessia”, de Fernando Vendrell, protagonizado por Gonçalo Waddington, Miguel Damião, Rafael Gomes e Júlia Palha.
De acordo com a organização, a segunda edição do Tribeca Festival Lisboa reforça também a ligação entre Lisboa e Nova Iorque, promovendo colaborações entre criadores europeus e norte-americanos e apresentando obras que procuram refletir a diversidade e vitalidade do cinema contemporâneo. Além da programação anunciada, o festival contará com a presença de várias figuras internacionais.
Kim Cattrall, a eterna Samantha Jones de “O Sexo e a Cidade” (HBO Max), a atriz sensação das comédias dos anos 90 Meg Ryan e Giancarlo Esposito - que interpretou Gus Fring em “Breaking Bad” (exibido pela SIC Radical, disponível na Netflix) e “Better Call Saul” (em streaming no mesmo serviço de televisão por subscrição) -, são alguns dos nomes internacionais anunciados para a segunda edição do Tribeca Festival Lisboa, que conta com novidades na política de bilhética e também no que diz respeito aos espaços escolhidos para o evento.
O bilhete mais barato tem o custo de 15 euros (montante que dará acesso a ver um filme em particular) e há várias modalidades disponíveis até aos 255 euros do passe geral (com acesso à opening night, entrada em todos os filmes, debates, podcasts e outros eventos). Esta semana, ficaram também disponíveis os conjuntos de bilhetes centrados apenas na experiência cinematográfica (Cinema Pack I e II com acesso a 6 e 3 sessões de cinema).