
O passeio verde desta semana faz-se na crista da onda, entre a Nazaré e Peniche. Com forte ligação ao mar, ambas as localidades têm na sua essência a pesca e os desportos náuticos, integrando por isso a Estação Náutica do Oeste. As praias do Oeste guardam “um mar de desportos náuticos” e as melhores ondas do país para a prática de surf e bodyboard, motivo pelo qual acolhem provas de campeonatos mundiais de ambas as modalidades.
Entre os mais emblemáticos spots de surf na extensa costa da região Centro de Portugal destaca-se a praia de Supertubos, em Peniche, e a praia do Norte, na vila da Nazaré.
Promontório da Nazaré
O primeiro ponto de paragem deste roteiro é no Promontório da Nazaré, uma das mais espetaculares formações rochosas litorais. Para melhor apreciar a geomorfologia do local, estaciona-se o veículo e percorre-se o “PR1 – Rota dos Milagres da Nazaré”, com 12 km, que começa no Sítio, no largo em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, dirigindo-se depois para o Forte de São Miguel Arcanjo, onde foi instalado um farol no início do século XX. O trilho até ao forte percorre as falésias do promontório e encaminha-se até à praia do Norte.
No topo desta formação, próximo do Forte de São Miguel Arcanjo, contempla-se o areal da praia do Norte, que se tornou mundialmente famosa pela prancha do surfista Garrett McNamara e que, ano após ano, atrai cada vez mais desportistas e visitantes. É que aos pés deste promontório encontra-se o “Canhão da Nazaré”, um desfiladeiro oceânico que atinge os quase 5.000 metros de profundidade e que dá a força às ondas. É um raro acidente geomorfológico, o maior da Europa e um dos maiores do mundo. O Forte de São Miguel Arcanjo é local privilegiado para assistir ao fenómeno que gera ondas gigantes, ao longo da temporada que se prolonga de outubro a março.
Canhão das ondas gigantes
A curiosidade por este local vai além das ondas gigantes. A Nazaré é um dos spots mais apelativos para mergulho em Portugal. O “Canhão da Nazaré” é local procurado para experiências únicas de mergulho submarino, para observar os fundos marinhos e as várias espécies. Aqui, o fundo do mar passa abruptamente, de 20 para 100 metros e na zona da “prainha”, encontra-se a chamada “parede” do promontório que fascina pela beleza natural e diversidade biológica.
Observar golfinhos
Para contemplar as vistas, dentro e fora de água, reserva-se experiência com a Nazaré Water Fun (tel. 967083939). A empresa, que tem sede na marginal da vila, organiza passeios de barco, em grupo ou em exclusividade, para observação de golfinhos, uma experiência que pode prolongar-se até três horas e que é ainda mais especial ao pôr do sol. Batismos de mergulho, single ou double dive, somente para mergulhadores que já têm uma certificação, são opções. Em alternativa e em terra, percorre-se a zona costeira de buggy 4x4.
Paragem na baia de São Martinho do Porto
A sul da Nazaré explora-se a baia de São Martinho do Porto, em forma de concha, candidata a Património Natural Mundial da Humanidade e verdadeiro postal ilustrado do Oeste. Admire a vista a partir do miradouro do Cruzeiro. É uma praia protegida pela estreita abertura com o Atlântico, com boas condições para os desportos náuticos (vela, a canoagem e stand-up paddle) e que tem a tranquilidade necessária para dias bem passados em família. Para atividades na água contacte o Clube Náutico de São Martinho do Porto (tel. 926219526). Pode também caminhar no passadiço junto à Duna de Salir do Porto, que se destaca por ter mais de 50 metros de altura. Pode igualmente fazer um dos percurso da Estrada Atlântica, com 8 km e que liga Salir do Porto, sempre com o mar como companhia, à Foz do Arelho.
Descobrir o Oeste a pé
Rumo a Peniche, faz-se paragem no Cabo Carvoeiro, no extremo ocidental da península, onde além do farol se podem observar as formações geológicas, como a Nau dos Corvos. Por aqui, passa ainda a “GR11 – Caminho do Atlântico Oeste”,um rota de grande dimensão “inserida na Grande Rota Europeia E9 que se inicia em S. Petersburgo na Rússia e finaliza no Cabo S. Vicente. Esta Rota constitui um caminho de aventura ao longo de 66 Km da costa Oeste, entre a praia da Assenta Sul, em Torres Vedras, e o Cabo Carvoeiro, em Peniche, atravessando a costa da Lourinhã e grande parte do Sítio da Rede Natura 2000 Santa Cruz – Peniche e ainda uma pequena parte do Sítio Sintra/Cascais, que termina na zona sul do concelho de Torres Vedras”, segundo o município de Peniche.
Berlengas mágicas
Para uma experiência mais alargada, sugere-se visita ao arquipélago das Berlengas, formado pela Berlenga Grande, os Farilhões-Forcadas e as Estelas. Reserva Natural desde 1981 e reconhecida pela UNESCO desde 2011 como Reserva Mundial da Biosfera, as Berlengas não possuem residentes permanentes para além dos faroleiros e das gaivotas.
A ilha é um tesouro para descobrir entre março e outubro. A Berlengatur (tel. 917300300) é uma das empresas que organiza viagens a partir de Peniche.Passeios marítimo-turísticos, visitas às grutas em lancha com fundo de vidro, batismos de mergulho, snorkeling e passeios pedestres nos trilhos da ilha Berlenga Grande são algumas das experiências propostas. Refira-se que esta é considerada a melhor zona de mergulho do Centro de Portugal, já que o ecossistema marinho das ilhas Berlengas é um dos mais ricos das águas portuguesas, onde observa estrelas-do-mar, polvos, safias ou peixes-lua.
Peniche, Capital do Surf
A península de Peniche está rodeada por praias, todas elas com ondas diferentes para descobrir. A primeira paragem faz-se no Baleal, onde se cruzam os mais exímios surfistas no lado Norte, onde o mar é mais batido, e os aprendizes, no lado Sul. Há apoios de praia e escolas de surf. A pé, ou pela ciclovia, percorrem-se perto de 6 km acompanhado das dunas até Peniche. A sul da cidade, a praia dos Supertubos, conhecida pelas ondas tubulares, é ponto de paragem do campeonato do mundo de surf e um dos locais de veraneio mais procurados. Peniche acolhe anualmente campeonatos nacionais e internacionais de surf, que lhe conferiram o estatuto de Capital da Onda. É, por tal, considerada um dos melhores destinos da modalidade na Europa.
Em frente à praia da Gamboa, reconhecida por ser adequada para iniciantes, encontra-se a G3 Surf Center (tel. 928129003), uma escola em que este desporto de mar, mais do que uma modalidade, é um estilo de vida. A G3 Surf School promove aulas para todas as idades de forma inclusiva, segura, divertida e adaptada. Com condições únicas para a prática da modalidade ao longo do ano, Peniche dispõe de várias praias para explorar e descobrir.
Passeio Verde conta com o apoio da Kia Portugal - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa que semanalmente, ao longo do ano de 2025, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Boa Cama Boa Mesa/Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”