Os resultados dos exames nacionais do 9.º ano de escolaridade só serão conhecidos esta quarta-feira, 16 de julho, apesar de a sua divulgação estar inicialmente prevista para terça-feira. “O Júri Nacional de Exames (JNE) comunicou hoje às escolas que os resultados das Provas Finais do 9.º ano do Ensino Básico serão enviados amanhã, quarta-feira, sendo as pautas afixadas assim que possível, ao contrário do estipulado no calendário da avaliação externa”, explicou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), em comunicado enviado ao Expresso.

A justificação para o atraso prende-se comdificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico”. Segundo o MECI, essas dificuldades afetam “um número residual de classificações de provas”, mas, ainda assim, foi decidido não divulgar os resultados de forma faseada. “Esta decisão justifica-se com a opção de preservar a integridade do processo de avaliação externa e de classificação das Provas Finais do Ensino Básico, assegurando a igualdade entre alunos no acesso à informação”, acrescenta o ministério.

De acordo com a agência Lusa, os diretores escolares não receberam os resultados e informaram os encarregados de educação de que encerrariam os estabelecimentos sem afixar as pautas. Durante a tarde, segundo o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, as próprias escolas continuavam sem informações: "Ainda não chegou nada, nem sequer qualquer informação, e há muito trabalho que depende desses resultados."

O MECI reconheceu e lamentou os “constrangimentos óbvios” causados “às escolas, aos alunos e às famílias”. Manuel Pereira lembrou que, se os resultados chegarem ainda hoje, “estarão dentro do prazo”, mas alertou que “amanhã começam as inscrições para a 2.ª fase”, que terminam já na quinta-feira.

Os alunos têm apenas dois dias para se inscrever, sendo esperada uma participação reduzida nesta fase. Segundo o presidente da ANDE, um aluno “fica automaticamente reprovado se tiver negativa, cumulativamente, a Matemática e Português”.