
As praias do Parque Natural da Ria Formosa são um dos segredos mais bem guardados pelos amantes de sol e banhos em mares turquesa, calmos e cristalinos, com extensos areais que permitem estender a toalha sem incómodos de maior. Na maior zona húmida do sul de Portugal, pontuada pelas chamadas ilhas-barreira, coabitam diferentes habitats aquáticos e terrestres.
Armona: o paraíso prometido
Em Olhão, no cais de embarque, junto ao mercado, os ferrys partem ao longo do dia, com destino às ilhas da Armona, Fuseta, Farol ou Culatra (as duas últimas pertencentes ao concelho de Faro). Para confirmação dos horários das carreiras fluviais sugere-se consulta da página do município de Olhão. Longe do rebuliço, estes pedaços de paraíso, conquistam pelos extensos areais, mar turquesa e pelas esplanadas descontraídas. As praias de Armona-Ria, Armona-Mar, Fuseta-Ria e Fuseta-Mar, no concelho de Olhão, além da beleza natural, ostentam qualidade certificada Bandeira Azul. Todas as ilhas-barreira oferecem mar calmo e são facilmente acessíveis. Contam com infraestruturas de apoio, bares e restaurantes.
A viagem de ferry entre o cais de embarque em Olhão e a ilha da Armona é curta e prazerosa, como um extra adicional à experiência balnear que se segue. São apenas 20 minutos de trajeto, que permitem contemplar os cardumes na água turquesa, os viveiros de ostras na maré baixa e até obter uma perspetiva diferente do Centro de Educação Ambiental de Marim, a pouca distância do centro de Olhão.
Junto ao cais da ilha da Armona encontra-se a praia de Armona-Ria, também classificada como área balnear, rodeada de pequenos bares e restaurantes. A caminhada para o paraíso prometido começa aqui, furando as ruas estreitas e as casinhas típicas que formam um pequeno povoado de veraneio.
Percorre-se cerca de 1,5 km entre o cais de embarque em Armona-Ria e a praia de Armona-Mar, passando pelo parque de campismo (que dispõe de bungalows), minimercados e restaurantes de praia e um longo passadiço sobre as dunas. A recompensa é uma baía de águas azuis cristalinas, com pequenos bancos de areia junto à barra e piscinas naturais na maré baixa. Conte com uma grande extensão de areal dourado, com uma zona destinada ao naturismo.
Passeios de barco guiados na Ria Formosa
No Porto de Recreio de Olhão embarca-se para um passeio com a Odyssey Boat Tours (Tel. 938555612), com a promessa de uma autêntica odisseia pelas ilhas barreira.O Porto de Recreio de Olhão é o coração da Estação Náutica, que embora não tenha esta designação oficial, opera como tal. Com várias infraestruturas de apoio a atividades de lazer e desporto náutico na região, é um local para desfrutar da Ria Formosa num passeio ribeirinho.
A bordo da embarcação da Odyssey Boat Tours faz-se uma visita guiada, disponível em quatro línguas diferentes, e ao longo do trajeto são realizadas paragens em locais como os viveiros de ostras ou os areais das ilhas.O passeio permite paragem para almoçar ou levar uma merenda para um piquenique na praia.
Com a empresa Passeios Ria Formosa (Tel. 962156922) é possível agendar diversas experiências, desde a observação de aves, golfinhos e cavalos-marinhos, até ao simples aluguer de caiaques. Para uma experiência imersiva é possível reservar um dos barcos-casa, fundeados na ria e com acesso a partir da Fuseta.
Caminhar entre a fauna e flora
O roteiro do Passeio Verde desta semana segue, ainda no concelho de Olhão, até ao Centro de Educação Ambiental de Marim (Tel. 289700210). Aqui exploram-se os vários percursos pedestres nos 60 hectares de extensão do centro, entre florestas, matas e sapais, charcos de água-doce, bancos de vasa, em dunas e junto a antigas salinas.
Observam-se diversas aves e visita-se o Centro Interpretativo, que dá a conhecer a fauna e flora existente, como o caimão-comum (também chamado de galinha sultana), uma das espécies mais raras da Europa e símbolo do parque natural; e o camaleão, outro habitante do parque quase extinto.
Flutuar nas salinas
O roteiro por Olhão segue rumo até às Salinas do Grelha (Tel. 967753496). Trata-se de um lago com cerca de 2000 metros quadrados e uma concentração de sal equivalente ao do mar Morto, razão pela qual é assim designado pelos habitantes locais. Além da relaxante sensação de flutuar na água numa água a 30 graus, a experiência tem benefícios para a saúde, nomeadamente para problemas de pele, articulações, ossos e músculos.
Além dos banhos, é possível adicionar extras à experiência, como visita guiada de uma hora ou as lamas recolhidas nas salinas e que são colocadas no corpo e rosto para depois serem retiradas no “mar morto”. Para uma experiência ainda mais especial, sugerem-se os banhos noturnos, agora disponíveis apenas à sexta feira, a partir do pôr do sol. Abertas para banhos desde 2020, as Salinas do Grelha produzem sal marinho tradicional desde 1908. Flor de sal e escamas de flor de sal, um produto raro, são outras opções de produção própria que é possível adquirir na loja.
Subir ao Cerro de São Miguel
Sugere-se ainda subir a serra de Monte Figo, para apreciar a paisagem no Miradouro do Cerro de São Miguel, lugar imponente no imaginário popular algarvio e o mais importante miradouro da Ria Formosa. Daqui avistam-se os desenhos das ilhas, praias, canais e cabeços. Aqui, no ponto mais alto com cerca de 400 metros de altitude, encontra-se um baloiço panorâmico, percursos pedestres sinalizados e um Bike Park para praticar BTT e downhill.
O Trilho do Cerro de São Miguel, com 17 km e dificuldade média/alta, começa em Moncarapacho e atravessa paisagens naturais e locais de interesse histórico e cultural. É possível fazer a rota com a PerNatur (Tel. 967812999).
Conhecer o património geológico de Olhão
Outro emblema paisagístico olhanense no Barrocal algarvio é o Cerro da Cabeça, com 249 metros de altitude. É a elevação mais oriental da Serra de Monte Figo e consiste numa montanha formada apenas com rochas da época do Jurássico Superior. O local de elevado valor paisagístico e científico, considerado monumento natural, guarda geossítios e formações cársicas, como o megalapiás do Cerro da Cabeça e grutas que são abrigo de diferentes espécies de morcegos.
Passeio Verde conta com o apoio da Kia Portugal - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa que semanalmente, ao longo do ano de 2025, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Boa Cama Boa Mesa/Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”