A santa padroeira da aldeia de Dornes inspira há séculos a realização de Círios anuais. Diz a tradição que a própria origem desse povoado, em Ferreira do Zêzere, se relaciona com a lenda de Nossa Senhora do Pranto, cuja imagem se teria encontrado na serra, por indicação da Rainha Santa Isabel ao cavaleiro Guilherme de Pavia. Guarda-se na Igreja de Nossa Senhora do Pranto, que deve conhecer em visita à aldeia.

Aldeia de Dornes
Aldeia de Dornes Expresso

A torre templária pentagonal do século XII foi mandada erigir por D. Gualdim Pais, grão-mestre da Ordem do Templo. Era uma torre de vigia isolada, integrada na “linha de defesa do rio Zêzere, onde está também o castelo de Almourol”, explica Cláudia Martins, do Posto de Turismo de Dornes. Há quem sinta uma “energia” especial neste lugar e até uma “superstição associada a um portal do tempo, na ponta da península”.

Aldeia de Dornes
Aldeia de Dornes Expresso

Misticismo à parte, a pacata aldeia com 18 habitantes, ladeada pelo rio Zêzere, mantém a beleza e autenticidade. O artesão José Alberto (tel. 965733437) constrói os típicos barcos de três tábuas, outrora usados no transporte de pessoas, animais e mercadoria e hoje ao serviço do lazer e da pesca. Além de passeios no rio, a Alventura (tel. 918662285) aluga caiaques e pranchas de stand-up paddle. E agora pode também deslizar em caiaques de fundo transparente com a SeeAbove (tel. 962874918).

Percorra o PR1 Dornes - Vigia do Zêzere e saboreie peixes do rio nos restaurantes Fonte de Cima (tel. 249366302) e O Rio (tel. 918531841). Pode dormir nos quartos temáticos do Reinado Dom Dinis (tel. 965449386) ou na Casa da Saudade, ambos à beira-rio.

Aldeia de Dornes
Aldeia de Dornes Expresso

Recorde-se que em 2024, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo anunciou a criação da Rota dos Templários, que agrega vários pontos de interesse e recursos associados à temática templária, com destaque para percursos e património visitável em sete municípios (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha),a par de experiências imersivas e um passaporte digital. A nova rota integra 34 locais identificados com a temática templária e quatro itinerários.

As experiências já disponíveis ao público são uma visita virtual ao Castelo de Almourol, a partir do Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e a Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar, no Convento de Cristo, em Tomar. Após o término das obras que decorrem na Torre de Dornes, em Ferreira do Zêzere, a CIM Médio Tejo vai disponibilizar naquele monumento templário uma experiência de videomapping, que retrata as lendas da Torre de Dornes e de Nossa Senhora do Pranto.

Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, é uma das “Aldeias e Lugares Onde Reina o Sossego” que integra a coleção “Portugal Autêntico”, editada pelo Expresso.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram