
Cerca de 1.500 tarântulas jovens foram encontradas dentro de recipientes de plástico, escondidos em caixas de bolo de chocolate, pelas autoridades alfandegárias no Aeroporto de Colónia-Bona, na Alemanha.
Segundo um comunicado à imprensa, a caso ocorreu há cerca de três semanas, mas só foi divulgado esta segunda-feira, 14 de julho. O pacote onde estavam escondidas tinha chegado do Vietname e a apreensão ocorreu após os agentes detetarem um cheiro anormal, que não correspondia ao esperado de bolos.
"Logo o cheiro intenso ao abrir o grande pacote não correspondia ao suposto conteúdo de sete quilos de bolachas. Embora os meus colegas no aeroporto sejam regularmente surpreendidos com conteúdos proibidos vindos de todo o mundo, o facto de terem encontrado cerca de 1.500 pequenos recipientes de plástico com tarântulas jovens deixou até os mais experientes sem palavras", afirmou Jens Ahland, porta-voz do serviço de alfândega principal de Colónia.
O destinatário do pacote, que vive na região alemã de Sauerland, está a ser alvo de um processo criminal. Em envios vindos de fora da União Europeia, todos os animais devem ser declarados na alfândega e estão sujeitos ao pagamento de taxas de importação.
Grande parte das tarântulas não resistiu ao transporte, que violava as normas de bem-estar animal. As que sobreviveram foram encaminhadas para especialistas que lhes estão a prestar os cuidados adequados.
"Foi uma apreensão excecional para a alfândega alemã, ainda que nos deixe perturbados ver o que algumas pessoas são capazes de fazer aos animais, apenas por ganância", acrescentou Jens Ahland.
O valor da encomenda ainda está a ser calculado pelas autoridades.
Homem carregava mais de 300 tarântulas coladas ao corpo
No início de novembro do ano passado, um homem de 28 anos foi detido pelas autoridades do Peru por transportar 320 tarântulas, 110 centopeias e nove formigas-bala presas ao corpo.
O cidadão sul-coreano preparava-se para deixar o país quando foi intercetado no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima. O destino final era a Coreia do Sul, com uma escala em França.