
Sobranceiro à propriedade, o Paço do século XII domina o olhar. Datado de 1395 mas com diversas fontes a apontarem origem anterior à nacionalidade, albergará dois quartos e uma biblioteca, mas as obras estão ainda embargadas. O castelo, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977, é o centro nevrálgico do empreendimento inaugurado no sábado, 17 de maio, e que já aceita reservas.
Com 69 quartos (desde €150), distribuídos por vários edifícios e rodeados de vinhas, marca também a estreia da Vila Galé na produção de Vinho Verde, sob a marca Paço de Curutêlo, que se adiciona ao portfólio de vinhos do Alentejo, sob a chancela Santa Vitória, e produzidos no Douro, Val Moreira.
A adega, com capacidade para produzir 200 mil garrafas, mas a trabalhar cerca de 30 mil em 2025, está aberta ao público para visitas e provas, em sala própria. Para já, a aposta recai sobre as castas Loureiro, Alvarinho e Vinhão, típicas da região, a partir de vinhas velhas pré-existentes e novas, mas o projeto prevê a produção de diversas referências e blends a partir de oito hectares de vinha plantados em redor da propriedade.
Famílias bem-vindas
O Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards – Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa dispõe de uma ampla piscina exterior, debruçada sobre a paisagem minhota, e outra coberta, inserida no Satsanga Spa, complementado por sauna, banho turco, duche Vichy e salas de tratamentos de beleza e bem-estar, além de um ginásio com vista. Como é apanágio dos hotéis da chancela Vila Galé, privilegiam-se os quartos familiares e não falta o NEP Kids Club e o parque infantil. O hotel está ainda equipado com um salão de eventos com capacidade para 350 pessoas, biblioteca, capela, espaço museológico, um restaurante buffet e a pizzaria Massa Fina.
A decoração, exterior e dos espaços comuns e privados, é inspirada na escultura, com diversos exemplares a decorarem jardins, restaurante e telas a enquadrarem os alojamentos, aludindo a artista como Auguste Rodin ou Alberto Giacometti.
Celebrar o Interior
“Temos um interior maravilhoso. No Vila Galé não precisamos de financiamentos ou apoios especiais. Só precisávamos que não nos chateassem tanto” assinalou Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, referindo-se ao embargo, parcialmente levantado, mas ainda em curso para as obras no castelo e que acabaram por atrasar a inauguração do empreendimento. O embargo parcial mantém-se e circunscreve às obras previstas para o paço que, de acordo com o Património Cultural, I.P., “evidenciaram inequívocas desconformidades na obra em curso no imóvel classificado como de interesse público e na sua Zona Geral de Proteção”.
Presente na cerimónia de inauguração, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, destacou o facto de projeto trazer mais oferta à região do Alto Minho, alargando “a nossa capacidade de receber” em territórios de baixa densidade – territórios e destinos menos prováveis - que se coadunam com o fluxo do turismo: há cada vez mais procura por este tipo de destinos que, no caso do Vila Galé Collection Ponte de Lima, é também alavancado na produção de vinho e no enoturismo.
O empreendimento resulta de um investimento de cerca de 20 milhões de euros, em parceria com o grupo Madre, liderado por António Parente.
Rebelo de Almeida focou a intenção de continuar a apostar no interior do país, anunciando também a expansão internacional: em curso está a instalação de três novos hotéis em Cuba, em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria. Atualmente, o grupo Vila Galé conta com 48 hotéis espalhados por Portugal, Brasil, Espanha e Cuba. Em plano estão outros 12 hotéis em Portugal, resultado da recuperação de edifícios pré-existentes, como o Paço Real de Caxias, em Oeiras, e o Vila Galé Collection Tejo na Quinta da Cardiga, na Golegã, e unidades em Penacova e em Miranda do Douro. No Brasil, a Vila Galé inaugura este sábado, 24 de maio, ó Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Em curso estão ainda o Vila Galé Coruripe Alagoas, o Vila Galé Collection São Luís, o Vila Galé Collection Maranhão, uma unidade em Mangue Seco e outra no Inhotim, em Brumadinho, no estado de Minas Gerais.
Destino onde se cruzam natureza, cultura e vinho verde, o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards – Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa (Rua do Corutelo, 876, Freixo, Ponte de Lima. Tel. 258240260) já aceita reservas.