
Subiu para 79 o número de mortos causados pelas inundações no Texas, segundo noticia o jornal “The New York Times”. Entre os mortos há 22 que estão por identificar. Segundo os números mais recentes libertados pelas autoridades, haverá ainda 41 desaparecidos.
As equipas de resgate continuam à procura dos desaparecidos, incluindo 11 meninas que participavam num acampamento cristão junto ao rio Guadalupe, inundado pelas fortes cheias que atingiram o estado norte-americano do Texas na passada sexta-feira.
As autoridades do condado de Kerr, epicentro da tragédia, encontraram 16 corpos desde sábado à tarde, segundo afirmou o xerife Larry Leitha à Associated Press, prometendo manter as buscas até que “todos sejam encontrados”.
A Agência Federal de Gestão de Emergências foi ativada no domingo, depois de o presidente norte-americano Donald Trump ter emitido uma declaração de catástrofe grave, segundo informou o Departamento de Segurança Interna, em comunicado.
“O Departamento de Segurança Interna garantirá que as autoridades estaduais e locais tenham os recursos necessários para liderar uma resposta rápida e eficaz em meio a este trágico desastre”, escreveram.
Segundo o Departamento, a Guarda Costeira dos Estados Unidos está a trabalhar nas operações de busca e salvamento em horário alargado, incluindo no período da noite, “24 horas por dia”. Até ao momento, segundo a mesma fonte, foram resgatadas 850 pessoas.
As vítimas das áreas afetadas pela catástrofe devem ligar para a linha de apoio da Agência Federal de Gestão de Emergência para solicitar apoios. Segundo a Reuters, Trump já tinha delineado planos para reduzir o papel do Governo na resposta a catástrofes naturais, deixando nas mãos dos próprios estados arcar com a maioria das responsabilidades.
Alguns especialistas dizem que os cortes feitos pelo presidente norte-americano na força de trabalho federal, incluindo na agência que supervisiona o Serviço Nacional de Meteorologia, podem ter contribuído para as falhas das autoridades em emitir alertas a tempo sobre o perigo das chuvas fortes.
Notícia atualizada às 22H55 com número de vítimas