
A empresa portuguesa Gstep anunciou uma mudança estratégica no seu posicionamento, colocando a Inteligência Artificial (IA) no centro da sua atividade. A reorientação da tecnológica, fundada em 2012 e especializada na transformação de dados em ativos estratégicos, visa duplicar a sua faturação num horizonte de três anos, reforçando a sua presença junto das maiores empresas portuguesas e expandindo a atividade internacional.
O reposicionamento, acompanhado por um rebranding que inclui nova identidade visual, logotipo e website, pretende refletir a nova proposta de valor da Gstep: “Unleash Data, Ignite AI, Redefine Possibilities”. A nova identidade mantém o laranja como cor principal, agora complementado por uma paleta que representa as quatro áreas-chave da empresa: Estratégia e Arquitetura de Dados, Engenharia e Visualização, Inteligência Artificial e Analytics, e Gestão de Desempenho Empresarial.
“O avanço tecnológico e as necessidades dos nossos clientes tornaram evidente que já não somos apenas uma empresa de Business Intelligence. Dominamos o ciclo completo dos dados e integramos IA em tudo o que fazemos e entregamos”, afirma Carlos Cardoso, Managing Partner da Gstep. “Mudámos também por fora, para refletir quem somos agora por dentro.”
A empresa tem já em produção diversas soluções de IA aplicadas em clientes de referência, nomeadamente assistentes virtuais, apoiadas por equipas especializadas e certificadas nas principais tecnologias do setor. A oferta cobre o espetro completo da cadeia de valor dos dados – da recolha ao armazenamento, integração, visualização e analítica – com a IA como elemento transversal.
A nova estratégia da Gstep é particularmente orientada para clientes com elevada maturidade digital e complexidade operacional, como as 100 maiores empresas nacionais, multinacionais com centros de excelência em dados e organismos públicos com ambição na definição de políticas avançadas de dados.
“Há anos que atuamos neste mercado e sentimos que temos os ativos certos – pessoas, parceiros, clientes – para alcançar os objetivos que traçámos”, sublinha Carlos Cardoso. A tecnológica conta com parcerias estabelecidas com players como Microsoft, Databricks, dbt, SAS, Oracle e IBM, que considera fundamentais para entregar arquiteturas robustas e completas aos seus clientes.
Além do investimento em talento, através de academias de formação em tecnologias de dados e IA, a Gstep está também a apostar na criação de soluções verticais e frameworks proprietárias, que aceleram a implementação de projetos e reduzem o risco para os clientes. Atualmente, dispõe de produtos adaptados a setores como saúde, justiça, administração pública, imobiliário e recursos humanos.
Com uma trajetória sustentada em mais de uma década de experiência em dados e analítica avançada, a Gstep posiciona-se agora como um dos players portugueses que procuram capitalizar o potencial transformador da Inteligência Artificial nas empresas e instituições.