Mais 35.929 pessoas foram vacinadas na última semana contra a gripe, ultrapassando os 2,4 milhões desde o inicio da campanha de vacinação, segundo o último relatório de vacinação sazonal da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Uma investigação norte-americana realizada em ratos revelou um novo tratamento promissor contra a doença de Charcot, também chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), fatal e até ao momento sem cura eficaz conhecida.
Mais de 2.400 médicos e enfermeiros do Sistema Nacional de Saúde (SNS) são estrangeiros, assim como 1.312 assistentes operacionais, a maioria de Espanha e Brasil, segundo as mais recentes estatísticas, de 2022, do Observatório das Migrações.
Um projeto do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) para a promoção da saúde mental contribuiu para a melhoria das competências emocionais dos estudantes no período pós-covid, divulgou hoje a instituição.
João Porfírio Oliveira é o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), de acordo com uma nota da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
Artigo de opinião de Francisca Morais e Tiago Rodrigues, candidatos a vice-presidentes da Direção da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF).
O Testamento Vital veio permitir aos utentes tomarem as suas decisões até ao fim e, parece que são cada vez mais as pessoas que desejam escolher a forma como serão tratadas em caso de não serem mais capazes de expressar a sua vontade pessoal e autonomamente. Mas afinal o que é e de que forma é trata
A DGS recomenda à população em geral para evitar hoje esforços prolongados e atividades físicas ao ar livre e aos idosos e crianças a ficarem em casa, devido à concentração de poeiras no ar provenientes do Norte de África.
O Reino Unido vai proibir os cigarros eletrónicos descartáveis, muito apreciados entre os jovens pelo seu sabor frutado, mas que preocupam médicos e autoridades de saúde, anunciou o governo conservador britânico esta segunda-feira.
André Biscaia, presidente da Associação Nacional de USF (USF-AN), está satisfeito com a generalização das USF modelo B, mas tem sérias dúvidas quanto às unidades locais de saúde. O responsável, também médico de família, critica os critérios para cálculo da parte variável do vencimento previstos no n
O stress excessivo na adolescência pode causar alterações no perfil de genes expressos no cérebro, especialmente naqueles que estão ligados às funções bioenergéticas. Os resultados foram publicados recentemente na revista internacional Translational Psychiatry.
Constantino Sakellarides foi um dos oradores de mais uma edição do "Transformar o SNS", promovida pela Fundação para a Saúde (FSNS), no passado dia 17 de janeiro, em Lisboa. O especialista apelou à cooperação entre setores, mas evitando um impacto negativo no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Com o tema "A Nova Geração de Profissionais de Saúde”, o Fórum Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) foi o ponto de encontro de uma centena de profissionais de saúde, para além de importantes stakeholders e decisores políticos. Em entrevista, Sara Marques, presidente da APJF, explica
A Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou este sábado que o programa nacional de vacinação "é para todas as pessoas presentes em Portugal", incluindo imigrantes, salientando que todos residentes no país contribuem para o risco de doenças.
“A Mulher e a Saúde Integrativa” é o mote da 3.ª edição Congresso do Cancro da Mama do Algarve, que se vai realizar a 16 de fevereiro em Lagos. Tânia Camilo e Jacqueline Tavares, fisioterapeutas e membros da comissão organizadora, falam sobre o tema e sobre este evento solidário que, com foco numa m
Seis sociedades médicas juntaram-se com o intuito de publicar um documento onde constam recomendações que reforçam a importância da vacinação contra a gripe, com especial destaque para as populações mais vulneráveis, desde logo os idosos e os doentes crónicos. A publicação inclui ainda a desmistific
A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, composta por 14 profissionais de saúde, avalia e acompanha doentes em diferentes contextos. Entre aqueles que se encontram em unidades de saúde, passando por aqueles que estão em casa, a equipa apoia-os, assim