Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição
Nove urgências vão estar fechadas no sábado, o pior dos quatro dias da ponte do Primeiro de Maio, incluindo as três urgências de ginecologia e obstetrícia da Península de Setúbal, obrigando as grávidas a atravessar a ponte para Lisboa.
O ato cirúrgico não se limita ao bloco operatório, podendo haver complicações durante o período de recuperação, alerta Diogo Andrade Guimarães, especialista em Cirurgia Plástica no Hospital Dona Estefânia - ULSSJ e na Clínica Ana Silva Guerra.
O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando
Os hospitais só podem, a partir de hoje, fechar urgências externas com autorização da Direção Executiva do SNS (DE-SNS), e passam a ter de comunicar diariamente a taxa de ocupação de camas e a afluência aos serviços de urgência.
Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Hea
Abel García Abejas, Médico - MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior
Pedro Marques, médico e investigador, foi um dos vencedores do Early Investigator Award 2025, atribuído pela Endocrine Society. O prémio é um reconhecimento pelo seu trabalho de investigação em tumores da hipófise e em Neuroendocrinologia.
Sérgio Bruno dos Santos Sousa Mestre em Saúde Pública Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM ORCID
Só na última década se começou a discutir a segurança das unhas de gel, após a publicação de literatura médica sobre casos de cancro de pele que surgiram nas mãos de mulheres utilizadoras deste tipo de acessórios. As explicações são da médica Helena Toda Brito, especialista em Dermatologia.
O descanso é um pilar fundamental para manter uma boa saúde e melhorar o metabolismo. Embora muitas vezes negligenciada, a qualidade do sono desempenha um papel fundamental nos processos de perda de peso e regulação hormonal.
O corte generalizado de energia de segunda-feira obrigou a adiar milhares de consultas, cirurgias e tratamentos que terão de ser reprogramados em vários hospitais, mas hoje a atividade já regressou ao normal, segundo os administradores hospitalares.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Câmara de Torres Vedras vão apresentar, a 30 de abril, o Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, um projeto pioneiro que promete revolucionar os cuidados de saúde, a formação médica e a investigação em Portugal.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, investigou o motivo pelo qual algumas notícias se tornar virais na web. A resposta tem a ver com o sistema de recompensa do ser humano.
O Hospital de São João, no Porto, vai hoje manter o plano de contingência ativo “mas numa escala menor”, e está a reagendar o que foi cancelado na segunda-feira devido ao apagão geral.
A Unidade Local de Saúde (ULS) São José, em Lisboa, anunciou hoje que todas as suas unidades estão a funcionar normalmente, após ter sido reposto o fornecimento de eletricidade na segunda-feira à noite.
Estima-se que a prevalência média na população europeia da Ataxia de Friedreich seja inferior a dois casos por cada 50.000 habitantes. Um artigo de opinião de Joaquim Brites, Presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN).
As artrites idiopáticas juvenis não são uma doença, mas sim várias doenças, com sintomas, necessidades de acompanhamento, tratamento e prognósticos distintos. Estima-se que uma em cada 1000 crianças sejam afetadas por alguma forma de artrite juvenil.