O grupo de peritos em imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que os reforços adicionais da vacina contra a COVID-19 deixam de ser recomendados para o grupo de risco médio, como adultos saudáveis com menos de 60 anos.
O cancro do ovário é o sétimo tipo de cancro mais comum entre as mulheres, com cerca de 314 mil novos casos por ano. É a quinta causa de morte por doença oncológica entre as mulheres, sendo o cancro ginecológico com maior taxa de mortalidade.
As formações para dar aos cuidadores informais competências e conhecimentos específicos da ação do cuidar, no âmbito do projeto “Apoio ao Cuidador”, regressam em abril à Amadora, indicou a Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Nelas disse hoje à agência Lusa que as unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho vão sofrer requalificações na ordem dos 2,9 milhões de euros (ME).
STRADA Health Report indica que mais de metade dos portugueses é afetada por burnout devido ao desgaste laboral. Tecnológica Reaktor partilha algumas dicas de como as empresas podem combater esta síndrome
Mais de 6.100 óbitos em excesso foram identificados em 2022 pelo Instituto Ricardo Jorge, que registou quatro picos de excesso de mortalidade, coincidentes com duas ondas de covid-19 e períodos de temperaturas elevadas ou frio extremo.
O Instituto Ricardo Jorge identificou uma mudança de padrão da mortalidade visível após 2019, quer na mortalidade total, que aumentou, quer na mortalidade observada na maioria dos grupos etários.
Um estudo do Instituto Ricardo Jorge conclui que em Portugal o risco de morrer é maior agora do que antes da pandemia, o que não é apenas explicado pelo envelhecimento da população.
"Verificámos que durante o horário de verão, os pacientes adormeciam a uma hora semelhante, mas acordavam mais de uma hora antes nos dias de trabalho. Isto resulta numa perda sustentada de sono", diz a investigadora Cátia Reis.
A associação Portugal AVC defendeu hoje uma estratégia para a reabilitação dos sobreviventes de acidente vascular cerebral, área que continua o “parente pobre” do sistema de saúde, mesmo após a aprovação parlamentar de uma recomendação em 2021.
Utentes do concelho de Vila Franca de Xira estão preocupados com a falta de médicos na região, antevendo-se a saída de mais um em junho, e com a dificuldade em se marcar consultas nas unidades de saúde locais.
Os níveis de microplásticos estão "a afetar o trato digestivo" das aves marinhas, mas as alterações que já ocorrem na natureza poderão "servir como sinal de alerta para os problemas de saúde" que possam estar a ocorrer nos humanos.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) alertou a direção executiva do SNS (DE-SNS) para discrepâncias na aplicação do diploma sobre a progressão salarial que estão a criar injustiças entre esses profissionais de saúde.
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas defendeu que o cabaz de bens essenciais com uma taxa de IVA de 0% deve ser diversificado e assegurar uma alimentação saudável, atendendo às "necessidades da globalidade da população".
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) autorizou a utilização do fármaco Bydureon, indicado para pessoas com diabetes, com rotulagem em língua estrangeira para evitar rutura de stock em Portugal.
Um osteopata publicou um vídeo no TikTok onde ensina a fazer um simples exercício, fácil de implementar na rotina, de modo a corrigir sinais de má postura e eventuais enxaquecas ou dores musculares que daí possam surgir.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou hoje à dádiva de sangue porque “neste momento as reservas estão em níveis que necessitam de atenção” devido a uma quebra de dádivas em fevereiro e março.
Último dos 10 centros de vacinação contra a covid-19 a funcionar em Lisboa encerrou na sexta-feira. Aqueles espaços administraram 1,48 milhões de vacinas nos dois anos que funcionaram.
Seis mulheres - cinco francesas e uma espanhola - chegaram no sábado à ilha de Moorea, na Polinésia Francesa, depois de terem atravessado metade do Oceano Pacífico remando com os braços apoiados numa prancha de paddle surf.
O ministro da Saúde afirmou hoje que Portugal “tem a reserva adequada” de sangue, mas, num dia em que apelou à dádiva regular, reconheceu que as greves de fevereiro e março podem ter dificultado a disponibilidade dos dadores.