A saúde oral é a segunda especialidade mais procurada pela população, a par com outras especialidades médicas como a Medicina Geral e Familiar, a Oftalmologia e a Ginecologia, revela um recente estudo denominado ‘Estado de Saúde geral da população portuguesa”. De acordo com os resultados, 77% das pessoas realizam visitas médicas de forma regular, com 26,2% a optar por consultas anuais e 31,2% a frequentar consultas semestrais. Além disso, 94% dos portugueses tiveram pelo menos uma consulta de especialidade no último ano.

A saúde oral foi a segunda especialidade médica mais procurada, com 42,3% dos inquiridos a revelarem terem tido uma consulta nesta área. Este dado sublinha a crescente preocupação da população com a sua saúde oral e a importância atribuída aos cuidados dentários, revela uma nota divulgada.

Paralelamente, as conclusões também revelam que, entre os utilizadores exclusivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a consulta de especialidades como a saúde oral ou Ginecologia é bastante inferior à média global, com 31% e 9,8%, respetivamente.

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, a saúde oral desempenha um papel vital no bem-estar geral, sendo que atualmente as doenças orais são altamente prevalentes a nível global, podendo afetar até 90% da população mundial, desde cáries dentárias até cancro oral, especialmente entre jovens, o que representa um significativo impacto socioeconómico. A saúde oral constitui um fator crucial para o bem-estar das pessoas, não apenas esteticamente, mas também para funções vitais do quotidiano, como mastigação e prevenção de doenças.

No Blog Mais Saúde destaca-se a importância de hábitos de higiene oral, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista, na qual se recomenda práticas essenciais como evitar fumar, beber refrigerantes ou alimentos com excesso de açúcar, praticar uma escovagem suave, não palitar os dentes, escolher uma escova e pasta dentífrica adequadas, usar fio dental e escovar a língua e bochechar com elixir.

CG/COMUNICADO

Notícia relacionada

A saúde oral nas diferentes fases da vida da mulher