A reunião terá início com um debate sobre planos e estratégias no campo das doenças raras em Portugal, que contará com a intervenção de Maria do Céu Machado, do Grupo de trabalho para o Plano Nacional Intersectorial para as Doenças Raras, e Palmira Martins, da RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras em Portugal. Ainda durante a manhã, Ana Cordeiro, do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, ULS Almada Seixal, abordará algumas doenças reumáticas raras, seguido da partilha de testemunhos de doentes e da oportunidade de participar num momento dedicado a perguntas e respostas.

Na primeira sessão da tarde, denominada “Reumatologia e Medicina Geral e Familiar”, Maria José Santos, reumatologista da ULS Almada Seixal, Elsa Mateus, presidente da LPCDR, e Rita Lopes Silva, médica de Medicina Geral e Familiar na ULS Almada Seixal, partilharão a sua perspetiva multidisciplinar ao abordar algumas das comorbidades mais comuns, como a diabetes, a hipertensão, a osteoporose e problemas associados aos níveis de colesterol alterados.

Ainda a sessão “Mente sã, corpo são (ou não)?” vai abordar os temas “Promover a saúde psicológica na doença reumática”, por Vera Guimarães, psicóloga na Unidade de Oncologia e Equipa Intra-hospitalar de suporte em Cuidados Paliativos, bem como “Ligando os pontos entre as doenças mentais e reumatológicas”, da responsabilidade de Vasco Medeiros, psiquiatra, ambos especialistas da ULS Estuário do Tejo.

Também durante o evento uma equipa da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde Em Reumatologia (APPSReuma) estará presente de modo a facultar rastreios individualizados relativos ao risco de fraturas de fragilidade através do instrumento FRAX durante os próximos 10 anos.

“Nesta 27.ª edição, à semelhança das anteriores, o foco mantém-se no ‘Apoio ao Doente Reumático’, ao promover a apresentação e discussão aberta, das várias perspetivas desta área abrangente, a todos os que por ela tenham interesse, desde o público em geral aos profissionais de saúde”, indica Elsa Frazão Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

“Prometemos uma abordagem multidisciplinar, do raro ao comum, de forma a promover a qualidade de vida e a capacitação das pessoas com doença reumática, como defende a missão da LPCDR“, conclui.

CG

Notícia relacionada

Sociedade de Reumatologia alerta para problemas no acesso a medicamentos para artrite reumatoide