A PtCRIN, um consórcio nacional com o objetivo de ampliar a cooperação nacional e internacional em investigação clínica através do desenvolvimento de estudos de qualidade, aposta na inovação terapêutica para benefício dos doentes, dos cidadãos e do sistema nacional de saúde.

“Esta eleição foi para mim uma grande surpresa, já que o meu nome foi proposto pela atual presidente do Conselho de Orientação e Fiscalização, a professora Emília Monteiro, com quem colaboramos há muito. Apesar de se tratar de uma eleição individual, da qual obviamente muito me orgulho, ela só acontece como corolário do trabalho que temos desenvolvido no nosso Centro de Investigação, reconhecido no meio científico e académico”, salienta o médico João Morais, também coordenador do Centro de Investigação da ULSRL.

A principal finalidade da PtCRIN passa pela implementação, desenvolvimento e organização de infraestruturas nacionais dedicadas à investigação clínica (centros de investigação e unidades de ensaios clínicos), em linha com a estratégica de saúde nacional e de acordo com os padrões europeus.

A PtCRIN é a representante em Portugal da ECRIN (European Clinical Research Infrastructure Network), estando a equipa de gestão do consórcio sedeada na NOVA Medical School, em Lisboa. Este modelo organizacional integra unidades de cuidados de saúde, uma organização de investigação clínica sem fins lucrativos e ainda universidades com grande envolvimento em atividades de investigação clínica. A PtCRIN promove a cooperação entre os profissionais da área, os decisores para a saúde e a comunidade científica.

João Morais é médico cardiologista desde 1988 e assume a liderança do serviço de Cardiologia desde 2001. Integrou vários organismos da Sociedade Europeia de Cardiologia e seis direções da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sendo seu presidente honorário. Foi fundador da Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular no extinto Centro Hospitalar de Leiria, e atualmente coordena o Centro de Investigação da ULSRL, desde a sua criação em 2014.

É ainda autor e coautor de mais de 500 trabalhos científicos em revistas prestigiadas da especialidade, e realizou mais de 600 apresentações científicas por convite em território nacional e internacional. Colabora com os mais importantes centros mundiais de investigação de Cardiologia, e é o criador responsável da plataforma educacional “Challenges in Cardiology”.

Notícia relacionada

João Morais. “Não é por ser idoso que não se faz terapêutica anticoagulante”