A segunda edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, uma parceria do Núcleo de Estudos de Doença do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), arranca no próximo dia 21 de setembro.

Após o sucesso da primeira edição esta iniciativa, constituída por treze módulos, terá transmissão mensal online, em formato webinar em direto, e com disponibilização de conteúdos referentes à sessão.

“Nesta nova edição, com o intuito de permitir um melhor desenvolvimento dos temas e uma discussão mais alargada dos tópicos abordados, a duração de cada sessão foi aumentada para uma hora e trinta minutos. A estrutura do curso também foi alterada, passando para treze módulos em vez dos onze da primeira edição. Estamos certos de que este upgrade irá de encontro às expectativas criadas para esta segunda edição da EAVH, modelo educativo inovador no panorama da Hepatologia nacional”, afirma Paulo Carrola, coordenador do NEDF.

Para José Presa, da APEF, “esta escola tem como objetivo colmatar uma lacuna há muito sentida por quem se dedica ao doente hepático, a existência de um plano formativo regular que incida nas áreas de inquestionável relevo na Hepatologia. Pretende-se que esta iniciativa se torne uma referência nacional no âmbito da Hepatologia e que congregue todos quantos se dedicam a esta área, independentemente da sua especialidade mãe”.

“Screening” e abordagem da doença hepática, doença hepática autoimune, hepatites víricas, DILI e falência hepática aguda, MAFLD, doença hepática associada ao álcool, cirrose hepática, hemocromatose, doença de Wilson e Défice de alfa-1 antitripsina, ACLF e transplante hepático, doença vascular hepática: diagnóstico e abordagem, hemorragia digestiva no cirrótico, tumores hepáticos e cuidados paliativos em hepatologia são os temas que compõe o programa formativo.

Destinada a Internos de formação específica de Medicina Interna e Gastrenterologia ou especialistas de ambas as especialidades com interesse na área, a Escola Anual Virtual de Hepatologia irá funcionar de 21 de setembro de 2023 a 4 de julho de 2024.

Mais informação: https://www.spmi.pt/escola-anual-virtual-de-hepatologia-23-24/

Notícia relacionada

“O grande desafio é manter o excelente nível da prática médica na doença hepática”