Em Portugal, a Associação de Doentes da Tiroide (ADTI), com o apoio da Merck, irá realizar um rastreio, no dia 25 de maio, entre as 8h30 e as 13h, na Praça do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa.

O objetivo é destacar a importância do fator genético das doenças relacionadas com a tiroide, já que se estima que, em todo o mundo, 200 milhões de pessoas vivam com algum distúrbio da tiroide, e muitas vezes por diagnosticar, segundo a ADTI.

“Em Portugal, prevê-se que afete um milhão de pessoas, embora ainda exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como em relação à forma como estas se manifestam”, lê-se na nota enviada à imprensa.

A tiroide é uma glândula endócrina, com um formato semelhante ao de uma borboleta, localizada na parte frontal do pescoço e é responsável pela produção de diversas hormonas reguladoras do metabolismo do corpo que afetam o crescimento e desenvolvimento pessoal.

O desequilíbrio desta glândula resulta em sintomas como fadiga, fraqueza muscular, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, problemas de visão e problemas no ciclo menstrual. Assim, o seu diagnóstico é feito através de testes de função da tiroide, que podem ser realizados a partir de uma simples análise ao sangue ou pela análise dos níveis hormonais.

“Apesar de serem doenças que podem ter mais impacto em mulheres e surgir em todas as etapas da vida, desde a infância até à terceira idade, há evidências de que este pode ser um problema hereditário, pelo que é comum surgir em diferentes membros da mesma família”, explica a ADTI.

A causa mais comum de doenças da tiroide é autoimune, um processo em que é o próprio sistema imunitário que ataca as células da tiroide, como se estas fossem células estranhas.

“O diagnóstico precoce pode permitir um tratamento adequado e a recuperação de alguma da qualidade de vida perdida na sequência dos problemas que afetam esta pequena glândula.”

No mesmo dia, pelas 13h haverá também um Webinar gratuito, organizado pela Federação Internacional de Tiroide sobre a relação entre a genética e as doenças da tiroide e outros tópicos essenciais para a compreensão destas patologias.

Texto: Maria João Garcia