
Os empresários do setor dos mármores do concelho de Vila Viçosa entregaram uma ambulância “todo-o-terreno” aos bombeiros calipolenses.
Um desígnio anunciado no início do ano e que se cumpriu na cerimónia do 88º aniversário da corporação de “anjos da paz”.
Nesta ocasião, Franciz Kezirian, porta-voz dos empresários, referiu que é «uma honra e um grande prazer» terem conseguido «levar até ao fim» este objetivo, no valor de cerca de 100 mil euros.
«Juntamos tantas boas vontades e conseguimos chegar a um ponto de colaboração e de responsabilidade social», acrescentou, dizendo ainda que «as empresas também deve ter um papel social no território».
Assim, o novo veículo de socorro está ao serviço da população, não só das pedreiras, inclusive dos concelhos limítrofes: «Vai servir para o socorro das pessoas que estão em situação difícil».
«Foi identificado que havia uma falha no sistema. Os empresários não podem atirar sempre as culpas. Desta vez, foram eles que identificaram e resolveram», vincou Francis Kezirian.
O porta-voz enfatizou ainda que «é uma satisfação que o bem comum finalmente mobiliza a opinião pública e o setor privado consegue resolver um problema de fundo».
Em entrevista a’ODigital.pt, em janeiro de 2025, os empresários referiram que são cerca de três dezenas os “participantes” deste investimento.
«O valor foi dividido simplesmente por número de trabalhador nas pedreiras e nas fábricas, com uma indexação ligeiramente mais favorável para os trabalhadores de fábrica», detalhou Francis Kezirian na altura, referindo que a repartição do «esforço financeiro» foi feita «através de conversa entre os empresários».